Poupo R$ 200 por mês; melhor investir na poupança, fundos ou previdência?

Eric Trevisani, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Possuo disponibilidade de investimento de R$ 200,00 por mês durante 20 anos. Estou pensando no meu futuro, mas não sei se devo aplicar em poupança, fundos ou em previdência privada. Qual é a melhor opção?

Leitor: Rogério

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Eric Trevisani, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Rogério,

A disciplina é um fator preponderante para o sucesso no planejamento financeiro se aliada a objetivos e sonhos muito bem definidos, e é ela que vai permitir a sua realização pessoal e auxiliar na acumulação de recursos.

Continua depois da publicidade

O mercado financeiro nos oferece muitas alternativas, mas poucas podem ser convenientes dependendo do momento em que estamos em nossas vidas.

Prontamente ressalto que a poupança em nenhum momento é conveniente para investimento, dado que o seu rendimento histórico tem sido inferior à inflação em diversas ocasiões. Ou seja, com o dinheiro aplicado na poupança, você não poderia comprar no futuro o que compraria hoje em um supermercado, logo a poupança sequer pode ser vista como investimento, mas pode ser útil para armazenar resíduos da conta corrente ou manter reservas que serão utilizadas em curtíssimo prazo.

Ao contrário da poupança, os fundos de investimento podem ser uma boa opção de investimento. Porém, a maioria dos bons fundos estão condicionados a um valor de aplicação mínima não factível para quem deseja começar a guardar recursos. Embora existam fundos de investimento com aplicações mínimas modestas, esses geralmente cobram altas taxas de administração, reduzindo sua atratividade. Títulos privados como CDBs e letras de crédito possuem questões similares. De forma geral, sendo o investimento inicial baixo, a rendimento também tende a ser baixo.

Como a previdência também se trata de um fundo, ela possui a mesma conjuntura citada acima dos fundos de investimento tradicionais. Altas taxas e resultados insatisfatórios. A grande atratividade da previdência, mais especificamente do PGBL, gira em torno dos seus benefícios tributários como o diferimento de IR e não incidência de ITCMD em caso de sucessão. Se você faz a declaração de IR via modelo simples, certamente a previdência não será a sua melhor opção, de outro modo, se você faz a declaração via modelo completo, o diferimento fiscal permitido até 12% sobre sua renda tributável pode ser uma grande vantagem, já que parte do valor investido será resultante de imposto que seria desembolsado.

Concluindo, especificamente no seu caso, o PGBL é interessante se subordinado ao diferimento fiscal e fundos e títulos privados só são interessantes mediante uma boa pesquisa.

Em adição aos investimentos citados, também é relevante mencionar o Tesouro Direto para acumulação de recursos. Os títulos do tesouro possuem segurança, não demandam um investimento inicial alto e possuem uma remuneração atraente quando se comparados a outros investimentos em condições similares.

Espero ter colaborado e desejo muito sucesso!

Eric Trevisani é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br

Simulador Gratuito

Pague menos IR

Descubra o quanto você pode reduzir do seu imposto de renda ao optar por uma previdência privada (PGBL)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.