Tenho R$ 200 mil para investir em 2 anos; qual a melhor opção?

Leonardo Pinto Cavalcante, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho R$ 200 mil para investir. Meu objetivo é quitar um apartamento que comprei na planta e que será entregue em dois anos. Enquanto isso gostaria de uma boa opção para aplicar esse dinheiro até lá.

Leitora: Tatiane

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Leonardo Pinto Cavalcante, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Tatiane, obrigado pela pergunta.

Primeiramente é preciso entender os três pilares que envolvem todo e qualquer investimento, liquidez (a capacidade de converter o investimento em moeda), risco (a possibilidade de perda de parte do seu capital) e rentabilidade (o juros recebido no investimento).

Continua depois da publicidade

O investimento ideal é aquele que teria os três pilares positivos, boa liquidez, baixo risco e boa rentabilidade. Contudo, um investimento assim é praticamente impossível de se encontrar, sendo então necessário encontrar um investimento que priorize pelo menos um desses três pilares, levando em consideração o objetivo do investimento.

No seu caso, a compra de um imóvel é o objetivo principal do investimento. Sendo assim, é recomendado que se priorizasse o pilar risco, ou seja, você deve encontrar um investimento que tenha baixo risco, pois você não pode perder parte de seu capital, o que poderia comprometer o seu objetivo.

O segundo pilar que você deve priorizar seria a liquidez. É preciso que você invista em algo que lhe permita resgatar em até dois anos, de forma fácil. E por fim, o último pilar seria a rentabilidade, o seu investimento deve pelo menos lhe proteger contra a inflação, que tem sido alta nos últimos meses.

Para isso temos várias opções no mercado, como por exemplo, as LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito Agrícola) e o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Geralmente, estas três opções remuneram o investidor de forma pós-fixada, de acordo com a taxa de juros do mercado, o CDI. Assim sendo, se a inflação continuar a subir, a remuneração do investimento tende a subir também, acompanhando a taxa de juros do mercado, lhe protegendo contra a inflação.

Essas três opções contam com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) de até 250 mil reais, que funciona como uma espécie de “seguro” contra perdas, em qualquer instituição financeira. Assim como ao comprar o imóvel, você deve, então, pechinchar, procurar instituições financeiras que lhe pague mais pelo seu dinheiro. E nesse caso, geralmente, instituições financeiras menores tendem a pagar mais juros pelo investimento. Portanto, vale muito a pena pesquisar bastante antes de investir.

Vale lembrar que dessas três opções, a LCI e a LCA são isentas de imposto de renda para a pessoa física. Assim, se optar por um CDB, lembre-se que ele tem que estar com uma taxa maior em relação às outras para compensar a retenção de imposto de renda ao final do prazo.

Outra boa opção seria o título público Tesouro Selic. Eles contam com 100% de garantia do Governo Federal, possuem boa liquidez, e remuneram o investidor com base na taxa básica de juros SELIC, que tende a aumentar, à medida que a inflação aumenta, lhe protegendo também.

Espero ter lhe ajudado. Lhe desejo sucesso em seu investimento, e felicidades com seu novo imóvel.

Leonardo Pinto Cavalcante é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no e-mail onde_investir@infomoney.com.br