Meus títulos do Tesouro Direto perderam valor; o que isso significa? Devo vender?

Jansen Costa Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho 29 anos, sou iniciante em investimentos, tenho um perfil moderado. No intuito de em fazer dinheiro, comecei a investir em Tesouro Direto e comprei duas NTN-F. No início, estava animado, pensando até na compra de mais 5 títulos NTN-F e diversificar para NTN-B. Contudo, percebi ao consultar o extrato que meu investimento em NTN-F caiu os valores, o valor liquido esta abaixo do que eu investi inicialmente, isso significa que estou perdendo dinheiro? O que devo fazer?

Leitor: Alexandre

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Jansen Costa Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Alexandre,

Os títulos NTN-F (Notas do Tesouro Nacional –Serie F) é um título público pré fixado, ou seja, você sabe a rentabilidade do título no momento da compra. Seu rendimento é recebido durante o período investido, por meio de cupons(parcelas) semestrais de juros e na data do vencimento do título.

Continua depois da publicidade

A datas de vencimento da sua NTN-F basta olhar os 6 números que compõem o nome da Nota. Hoje a única NTN-F disponível a venda no Tesouro direto vence em 01/01/2025. Você irá receber os cupons (parcelas) nas datas 01/01 e 01/07 de cada ano até o vencimento do título.

Todo título público tem a sua cotação divulgada diariamente. Chamamos isso de marcação a mercado. Isto significa que diariamente será divulgado o valor do seu título que pode varia em função das projeções do cenário de Inflação e da Taxa Básica de Juros (SELIC).

Assim, se o valor líquido do seu extrato está inferior ao valor investido, consequentemente, a taxa que a sua NTN-F está sendo cotada hoje está superior àquela que foi definida no momento da sua compra. Você só terá prejuízo se por ventura houver a necessidade da venda dos seus títulos no atual momento. Em caso de não vende-lo até o vencimento, a rentabilidade anual do seu título está garantida, pois ela foi definida no momento de compra.

As NTN-Bs são títulos públicos que contem 2 parcelas: uma parcela fixa e uma variável. A parcela fixa é definida no momento da compra e a variável acompanha um índice de inflação, neste caso o IPCA.

Igualmente as NTN-F, as NTN-B também são marcadas a mercado, ficando sujeitas a variação de preços, podendo apresentar valores líquidos inferiores ao investido. Porém, se apenas sacar na data do vencimento, seu patrimônio não irá ficar abaixo do inicial.

Jansen Costa Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta