Tenho R$ 100 mil na previdência para minha aposentadoria; é a melhor opção?

Valter Police, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho R$ 100 mil aplicados em Previdência Privada, plano tipo VGBL. Meus planos são usar esse dinheiro com renda da aposentadoria em 2034, quando terei 60 anos completos. Tenho lido muitas informações sobre rendimentos de previdência privada, Tesouro Direto, LCI e LCA.

Podem me ajudar a ver quais dessas opções acima é a melhor aplicar esse dinheiro, que não vou utilizar nos próximos anos?

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Leitor: J.

Resposta de Valter Police, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

A discussão sobre rentabilidades futuras de investimentos é sempre acalorada, mas prefiro uma maneira de olhar um pouco diferente. Saber qual a melhor aplicação financeira no ano que irá começar é uma tarefa ingrata. As previsões normalmente se mostram mais equivocadas quanto mais específicas tentam ser. Exemplo: Para 2015 os juros dever ser altos e permanecerem subindo. Assim, aplicações em títulos pós-fixados são indicadas. Mas qual deles renderá mais. Saber que pós-fixado é uma tendência para o ano é mais genérico e tem maior chance de funcionar. Saber o produto é uma aposta mais arriscada.

Continua depois da publicidade

Se isso é verdade para um ano, o que se dizer para períodos de 20 anos, como no seu caso? Eu diria que é impossível de se prever. E seguindo esse raciocínio, como se planejar? A melhor maneira não é sair correndo para os produtos “da moda”, que mudam constantemente, seja pelo risco de não darem certo, seja pela taxas e tributos que irão corroer seu rendimento. O ideal é ter um plano que faça sentido com seus objetivos, aplicando nele a regra de ouro dos bons investidores: Diversificação!

Produtos como LCI e LCA têm se mostrado com boas rentabilidades, até porque são isentas de IR para pessoas físicas, mas normalmente seu horizonte de investimentos é de médio prazo (1 a 3 anos) e não tem liquidez durante o período contratado.

Planos de previdência privada e alguns títulos do tesouro (NTN-B de prazo longo, principalmente), entre outros (como fundos imobiliários por exemplos), são produtos voltados para o longo prazo e se mostram adequados ao seu objetivo de investimento. Como você já tem um plano de previdência, o que vale a pena é pesquisar planos concorrentes, de empresas que você confia, mas que cobrem taxas menores ou tenham resultados consistentemente melhores. Se você encontrar algum plano assim, pode fazer a portabilidade, sem nenhum custo ou pagamento de imposto de renda. Essa é mais uma facilidade desta modalidade de investimento.

Para as outras modalidades que comentei, porque não começar uma nova aplicação, ao invés de transferir a que já existe? Um pequeno esforço adicional de poupança hoje pode significar uma importante renda no futuro. Pense nisso e boa sorte!

Valter Police é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta