Tenho R$ 58 mil em um VGBL; é uma boa ir para um fundo?

Anderson Garcia Peres, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Tenho duas aplicações há mais de dez anos em VGBL totalizando um valor de R$ 58 mil bruto. A taxa de administração é de 3% e a tributação é progressiva. Seria viável resgatar pagando IR e aplicar em um fundo de renda fixa, mais rentável e com liquidez? E qual a opção de investimento?

Leitor:  Guilherme

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Anderson Garcia Peres, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

A taxa de administração dos fundos de investimento e de previdência está muito alinhada com o perfil de risco que eles possuam, uma vez que quanto maior o risco assumido, haverá uma gestão mais ativa do gestor, o que impacta em um custo maior, e é repassado ao cotista através da taxa. Independente do perfil de risco do seu fundo de previdência, a taxa de 3% ao ano é considerável alta, sugiro que verifique junto a sua seguradora outras opções com taxas menores, até por que você já possui um valor acumulado que deve ser levado em consideração.

O regime de tributação do seu plano é progressivo, isso quer dizer que ao resgatar incidirá a alíquota única de 15%, independente do prazo dos aportes. O ponto que precisa ser avaliado é que na sua declaração de imposto de renda será necessário fazer o ajuste, se sua renda esteja na alíquota de 27,5%, o ajuste na declaração será de 12,5%. Por isso é importante avaliar sua renda para verificar se restastes diluídos no decorrer dos anos sejam mais atrativos do ponto de vista tributário.

Continua depois da publicidade

Com relação a sugestão de alocação desse recurso, sugiro duas opções mais conservadoras:

1º opção: 30% em NTN-B (IPCA + 5,92%) / vencimento 2019

40% em NTN-B (IPCA + 5,96%) / vencimento 2024

Continua depois da publicidade

30% em LFT

2º opção: 20% em NTN-B (IPCA + 5,92%) / vencimento 2019

20% em NTN-B (IPCA + 5,96%) / vencimento 2024

Publicidade

30% em ações que pagam bons dividendos

30% em LFT

Para isso, você terá que procurar uma Corretora de Valores Mobiliários para que possa comprar esses títulos, fatalmente seu banco comercial poderá realizar essa operação. Atenção as taxas que sua corretora cobrará.

Continua depois da publicidade

A escolha das NTN-B é para preservar seu valor investido da inflação, nesse caso representado pelo IPCA, e trará o ganho real que é a taxa pré-fixada ao lado (que nesse caso é de 5,92% e 5,96% – respectivamente). Nesse caso, quando avaliamos hoje o IPCA em 6,75% ao ano, teríamos um retorno de 12,67% ao ano e 12,71% ao ano respectivamente. Vale ressaltar que esse título é recomendado que leve-o até o vencimento, pois o preço de venda esta sujeito a mercado, e dependendo da volatilidade da taxa de juros, o preço unitário na venda pode ser menor do que os esperado. A NTN-B com vencimento em 2019 é a com vencimento mais próximo disponível no Tesouro Direto.

A LFT é um título que remunera a taxa Selic seus investidores e possui grande liquidez no mercado. Assim, caso você tenha necessidade de recurso, esse papel seria a melhor opção visto que, em sua grande maioria, é negociado sem deságio. Isso significa que dificilmente você irá vendê-lo a um preço inferior ao de compra ou com algum desconto. Atualmente a Selic esta em 11,25% ao ano e a expectativa de alta da taxa Selic para os próximos anos beneficiam investidores que possuem esse papel, uma vez que o título é pós-fixado e irá acompanhar a mesma taxa. Caso possua apetite a risco, sugiro uma carteira de ações, que não ultrapasse 30% do seu valor poupado. Historicamente e mundialmente falando, carteiras de ações no longo prazo apresentam resultados superiores a títulos de renda fixa.

Mas é necessário que você esteja consciente que os preços variam diariamente por diversos motivos. Para isso, você pode criar uma carteira em sua Corretora, a mesma que utilizará para os títulos públicos, e seguir suas recomendações. Sugiro papéis que pagam bons dividendos, que no longo prazo, ao reinvestir o valor recebido, apresentam bons retornos. Caso não sinta-se confortável em operar diretamente, uma opção são os fundos de investimento em ações, que você contrata (em conjunto com os demais investidores) um gestor profissional para realizar as movimentações. Atenção ao valor da taxa de administração que seu banco irá cobrar para realizar esse serviço.

Publicidade

E não deixe de aproveitar suas férias e finais de semana com sua família e seus amigos.

Anderson Garcia Peres é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta