Vou vender um carro e penso em investir para abrir minha startup; o que é melhor pra mim?

Anderson Garcia Peres, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Sou estudante de engenharia civil e tenho 18 anos. Quando terminei a CNH, ganhei do meu pai uma caminhonete Hilux, que tem o valor de R$ 72.990. Porém, eu não preciso de uma. Estou pensando em vendê-la e comprar um carro mais barato. Fazendo a troca eu teria aproximadamente R$ 20 mil.

Gostaria de saber como fazer este dinheiro trabalhar pra mim. Penso em investir certa porcentagem (não sei ainda quanto) em um fundo de renda fixa e outra certa porcentagem em algo de risco, mas que possa me trazer grandes ganhos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quero ter dinheiro para quem sabe financiar minha primeira startup (daqui uns anos), ou construção de um escritório, ou seja, eu quero investir para reinvestir no futuro. Quero ganhar encima dos meus ganhos. O que acham ser melhor pra mim, na minha situação?

Leitor:  Dyonatas

Resposta de Anderson Garcia Peres, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Continua depois da publicidade

Primeiramente avalie se o deságio no preço de venda da caminhonete para compra de um carro novo, que também sofrerá deságio, não fará com que perca muito nessa movimentação.

Com relação as opções de investimento, e com o breve perfil que consegui extrair das suas informações, entendo que não precisará desse recurso poupado no curto prazo mas que há um planejamento para utilização de sua start-up em algum momento futuro, com que faz com que ativos de alto risco e baixa liquidez sejam evitados.

Com relação as possíveis alocações, tracei duas opções que atenderão suas expectativas, sendo uma conservadora e outra com maior risco.

Continua depois da publicidade

1º opção: 40% em NTN-B (IPCA + 5,92%) / vencimento 2019

10% em NTN-B (IPCA + 5,96%) / vencimento 2024

50% em LFT

Publicidade

2º opção: 40% em NTN-B (IPCA + 5,92%) / vencimento 2019

10% em NTN-B (IPCA + 5,96%) / vencimento 2024

20% em ações que pagam bons dividendos

Continua depois da publicidade

30% em LFT

Para isso, você terá que procurar uma Corretora de Valores Mobiliários para que possa comprar esses títulos, fatalmente seu banco comercial poderá realizar essa operação. Atenção as taxas que sua corretora cobrará.

A escolha das NTN-B é para preservar seu valor investido da inflação, nesse caso representado pelo IPCA, e trará o ganho real que é a taxa pré-fixada ao lado (que nesse caso é de 5,92% e 5,96% – respectivamente). Nesse caso, quando avaliamos hoje o IPCA em 6,75% ao ano, teríamos um retorno de 12,67% ao ano e 12,71% ao ano respectivamente.

Publicidade

Vale ressaltar que esse título é recomendado que leve-o até o vencimento, pois o preço de venda esta sujeito a mercado, e dependendo da volatilidade da taxa de juros, o preço unitário na venda pode ser menor do que os esperado.

A NTN-B com vencimento em 2019 é a com vencimento mais próximo disponível no Tesouro Direto, por isso a recomendação de 40% da carteira, já o vencimento em 2024 é de somente 10% pois o prazo é longo e será volátil, entretanto possui uma taxa de juros real superior.

A LFT é um título que remunera a taxa Selic seus investidores e possui grande liquidez no mercado. Assim, caso você tenha necessidade de recurso, esse papel seria a melhor opção visto que, em sua grande maioria, é negociado sem deságio. Isso significa que dificilmente você irá vendê-lo a um preço inferior ao de compra ou com algum desconto. Atualmente a Selic esta em 11,25% ao ano e a expectativa de alta da taxa Selic para os próximos anos beneficiam investidores que possuem esse papel, uma vez que o título é pós-fixado e irá acompanhar a mesma taxa.

Caso possua apetite a risco, sugiro uma carteira de ações, que não ultrapasse 20% do seu valor poupado. Historicamente e mundialmente falando, carteiras de ações no longo prazo apresentam resultados superiores a títulos de renda fixa. Mas é necessário que você esteja consciente que os preços variam diariamente por diversos motivos.

Para isso, você pode criar uma carteira em sua Corretora, a mesma que utilizará para os títulos públicos, e seguir suas recomendações. Sugiro papéis que pagam bons dividendos, que no longo prazo, ao reinvestir o valor recebido, apresentam bons retornos.

Caso não sinta-se confortável em operar diretamente, uma opção são os fundos de investimento em ações, que você contrata (em conjunto com os demais investidores) um gestor profissional para realizar as movimentações. Atenção ao valor da taxa de administração que seu banco irá cobrar para realizar esse serviço. A preocupação com a criação de poupança para o futuro é fundamental, mas não deixe de aproveitar sua juventude com seus familiares e amigos.

Anderson Garcia Peres é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta