Onde investir R$ 400 mil sem necessidade de ter renda mensal?

Eliana Vincensi, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta: Minha mae tem 83 anos. Como devo investir 400.000,00 de forma segura e rentável? Não é necessário usar os rendimentos mensalmente.

Leitora: Flávia

Resposta de Eliana Vincensi, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quando vamos investir nossas economias em ativos financeiros temos que avaliar os seguintes aspectos: qual o meu perfil de investidor (propensão em correr riscos), por quanto tempo o dinheiro ficará aplicado, quais são meus objetivos no curto, médio e longo prazo. Uma vez respondidas essas questões, faz-se a análise e a escolha do investimento mais adequado. No caso de sua mãe, sugiro aplicação em renda fixa, uma boa opção seria LCI (Letra de Crédito Imobiliário) ou LCA (Letras de Crédito Agrário), ambas com recompra, pois não incide Imposto de Renda no rendimento, e  normalmente após 60 dias a liquidez passa a ser diária. Quanto maior o valor da aplicação inicial, maior será o percentual do CDI a remunerar, portanto, investiria a totalidade dos R$400.000,00 em LCI ou LCA.

Eliana Vincensi é planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões da autora. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Continua depois da publicidade

Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br