Conteúdo editorial apoiado por

Índice de BDRs da B3 vence S&P 500 em correção, mas perde em alta; por quê?

Índice de ações dos Estados Unidos recuou forte na última semana, mas investidor posicionado em BDRs sentiu menos o baque; entenda

Equipe InfoMoney

Publicidade

Após atingirem novas máximas, as bolsas americanas entraram em correção na semana passada e deixaram no vermelho os investidores que apostam em ações internacionais. A situação de quem optou pelo caminho do índice de BDRs da B3, no entanto, foi mais amena.

Enquanto o principal índice de ações dos Estados Unidos caiu 5,5% na última semana, o BDRX, índice de BDRs da B3, cedeu apenas 1,1% na mesma janela.

O IVVB11, ETF negociado na Bolsa brasileira que espelha o S&P 500, recuou 1,9% no período. As informações são da Guide Investimentos, com dados da Economatica.

Continua depois da publicidade

Confira, a seguir, as ações presentes no BDRX que entregaram as maiores altas no período analisado:

(Fonte: Guide e Economatica)

O desempenho melhor do BDRX é explicado por dois fatores. Primeiro se deve à concentração do índice nas “Sete Magníficas”, grupo composto por Google, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla.

As empresas, que vêm avançado bem nos últimos meses, representam 28% do S&P 500, enquanto no índice brasileiro têm peso de 43%.

Continua depois da publicidade

Além disso, o retorno do BDRX reflete em parte a alta de 3,6% do dólar no mesmo período. O impacto cambial trouxe um resultado melhor para o índice BDRX no mês de abril até o dia 19, na comparação com o IVVB11.

Por outro lado, a dinâmica pode favorecer o índice americano quando as condições se invertem.

Nesta terça-feira (23), dia marcado por queda de 0,17% do dólar e de alta das bolsas lá fora, o S&P 500 encerrou a sessão cotado em alta de 1,20%, enquanto o BDRX entregou ganho mais tímido, de 0,58%.

Continua depois da publicidade

O que é BDRX

O Índice de BDRs Não Patrocinados (BDRX) é um indicador do desempenho médio das cotações dos BDRs Não Patrocinados. Os BDRs (Brazilian Deposit Receipts) são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. O índice é composto apenas pelos BDRs autorizados à negociação na B3.

Ficam excluídos os BDRs classificados como penny stock, ativos negociados a menos de R$ 1. Também estão fora do índice ativos que deixarem de ter formador de mercado por mais de 30 dias.

O BDRX é um índice de retorno total, que procura refletir não apenas as variações nos preços dos ativos integrantes do índice no tempo. O BDRX também reflete o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses ativos teria no retorno do índice.