Conteúdo editorial apoiado por

Índice de BDRs da B3 vence S&P 500 em correção, mas perde em alta; por quê?

Índice de ações dos Estados Unidos recuou forte na última semana, mas investidor posicionado em BDRs sentiu menos o baque; entenda

Equipe InfoMoney

Publicidade

Após atingirem novas máximas, as bolsas americanas entraram em correção na semana passada e deixaram no vermelho os investidores que apostam em ações internacionais. A situação de quem optou pelo caminho do índice de BDRs da B3, no entanto, foi mais amena.

Enquanto o principal índice de ações dos Estados Unidos caiu 5,5% na última semana, o BDRX, índice de BDRs da B3, cedeu apenas 1,1% na mesma janela.

O IVVB11, ETF negociado na Bolsa brasileira que espelha o S&P 500, recuou 1,9% no período. As informações são da Guide Investimentos, com dados da Economatica.

Continua depois da publicidade

Confira, a seguir, as ações presentes no BDRX que entregaram as maiores altas no período analisado:

(Fonte: Guide e Economatica)

O desempenho melhor do BDRX é explicado por dois fatores. Primeiro se deve à concentração do índice nas “Sete Magníficas”, grupo composto por Google, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla.

As empresas, que vêm avançado bem nos últimos meses, representam 28% do S&P 500, enquanto no índice brasileiro têm peso de 43%.

Continua depois da publicidade

Além disso, o retorno do BDRX reflete em parte a alta de 3,6% do dólar no mesmo período. O impacto cambial trouxe um resultado melhor para o índice BDRX no mês de abril até o dia 19, na comparação com o IVVB11.

Por outro lado, a dinâmica pode favorecer o índice americano quando as condições se invertem.

Nesta terça-feira (23), dia marcado por queda de 0,17% do dólar e de alta das bolsas lá fora, o S&P 500 encerrou a sessão cotado em alta de 1,20%, enquanto o BDRX entregou ganho mais tímido, de 0,58%.

Continua depois da publicidade

O que é BDRX

O Índice de BDRs Não Patrocinados (BDRX) é um indicador do desempenho médio das cotações dos BDRs Não Patrocinados. Os BDRs (Brazilian Deposit Receipts) são recibos de ações de empresas estrangeiras negociadas na bolsa brasileira. O índice é composto apenas pelos BDRs autorizados à negociação na B3.

Ficam excluídos os BDRs classificados como penny stock, ativos negociados a menos de R$ 1. Também estão fora do índice ativos que deixarem de ter formador de mercado por mais de 30 dias.

O BDRX é um índice de retorno total, que procura refletir não apenas as variações nos preços dos ativos integrantes do índice no tempo. O BDRX também reflete o impacto que a distribuição de proventos por parte das companhias emissoras desses ativos teria no retorno do índice.

SÉRIE GRATUITA

Curso de Fundos Imobiliários

Minicurso Renda Extra Imobiliária ensina como buscar uma renda passiva com Fundos Imobiliários começando com pouco