Podcast Outliers

Guilherme Benchimol e Romero Rodrigues: eles tinham tudo para dar errado, mas chegaram ao topo

Nesta edição do Outliers, o fundador da XP e o sócio da Headline compartilham insights e falam da parceria para acelerar crescimento de startups

Por  Clara Sodré -

O episódio 58 do Outliers reuniu dois nomes com grande relevância no empreendedorismo brasileiro para falar sobre investimentos em startups. O primeiro é Guilherme Benchimol, fundador da XP; e o segundo, Romero Rodrigues, um dos fundadores do site Buscapé e hoje sócio principal da Headline, gestora de venture capital (VC).

No bate papo, os dois convidados revelam os principais desafios de suas carreiras e como pretendem transformar o empreendedorismo no Brasil através dos investimentos em VC, que, inclusive, motivou Rodrigues a deixar o Buscapé, primeira startup a receber uma série de rodadas de investimentos.

Ele conta que, quando outros empreendedores viram o diferencial do Buscapé, começaram a entrar em contato para solicitar mentorias, parcerias e sociedade. De repente, Rodrigues percebeu que já havia realizado 30 investimentos em empresas que estavam em estágio inicial – aportes também conhecidos como investimentos anjo.

O fascínio de Rodrigues pelo segmento se consolidou em 2014, ao deixar o Buscapé e se profissionalizar na gestão de investimentos em VC. Já cercado por uma equipe especializada e com conhecimento em outros setores, ele percebeu a importância do gestor neste modelo de negócio.

“Depende muito da maturidade da empresa, mas, no fim do dia, o diferencial que o gestor pode trazer vai fazer toda diferença”, pontua. “É também uma das poucas classes de ativos em que o ativo escolhe o gestor”, brinca Rodrigues.

Ele conta que, além de escolher cases com potencial de sucesso, o gestor de VC trabalha para aumentar a qualidade e acelerar o processo de crescimento da empresa. Desta forma, explica Rodrigues, é preciso identificar as oportunidades e oferecer propostas diferenciadas para a empresa. Soluções que, segundo ele, auxiliem a startup a elevar as receitas.

A visão de Rodrigues encontrou aderência no pensamento de Guilherme Benchimol – responsável por um dos cases mais bem sucedidos de empreendedorismo do Brasil – e, então, nasceu a parceria entre a XP e a Headline.

Com o objetivo de proporcionar ao mercado um ecossistema cada vez mais completo, Benchimol sentia a necessidade de montar uma estrutura de VC dentro da XP. Durante evento da Jive, gestora que Rodrigues era sócio, os dois executivos conversaram pela primeira vez sobre o assunto e, a partir daí, começaram as discussões sobre a parceria.

N avaliação de Rodrigues, a atuação conjunta da XP e da Headline possibilita a criação de uma plataforma única de gestão independente, que soma o alcance da XP com a expertise da Headline em gestão de VC.

“Eu não tenho dúvidas que vamos ajudar muitos investidores na ponta, mas quem mais vai ganhar com isso é o Brasil”, prevê Benchimol

Para Bechimol, fomentar o empreendedorismo no Brasil vai transformar a realidade econômica do País. Ainda de acordo com o fundador da XP, dinheiro, competência e ferramentas para ajudar o empreendedor vão potencializar a transformação.

“A ideia é investir em uma empresa muito muito grande enquanto ela ainda está pequena”, concorda Rodrigues.

O sócio da Headline detalha que o processo de escolha das startups que receberão o investimento VC consiste em pelo menos três etapas: originação, seleção e gestão de portfólio.

Na primeira fase, cases bons são separados dos ótimos e, para isso, a plataforma da XP e a tecnologia da Headline possuem vital importância no processo, afirma Rodrigues.

Na etapa de seleção, é a hora de estudar, acompanhar e verificar toda a estrutura da futura empresa investida. Por fim, na gestão de portfólio, Rodrigues atua diretamente com os empreendedores os auxiliando na solução de enigmas, realizando provocações e colaborando com o desenvolvimento do negócio.

“É o que faz toda a diferença no sucesso das empresas”, conclui.

O Outliers é apresentado por Samuel Ponsoni, gestor de fundos da família Selection na XP, e Carol Oliveira, coordenadora de análise de fundos da XP.

A entrevista completa e os episódios anteriores podem ser conferidos no SpotifyDeezerSpreakerApple e demais agregadores de podcasts. Além disso, o podcast também está no formato de vídeo no canal da XP no Youtube.

Compartilhe