Anbima

Fundos multimercados rendem mais de 15% em 2017; veja ranking

Redução na taxa básica de juros levou os investidores a buscar novas opções com ganhos elevados

Por  Weruska Goeking

SÃO PAULO – O ano de 2017 foi marcado pelo crescimento vertiginoso das aplicações em fundos de investimentos, impulsionado pela redução na taxa básica de juros que levou os investidores a buscar novas opções com ganhos elevados. 

Os fundos de investimento registraram a maior captação líquida da história, com R$ 259,8 bilhões no total – o dobro do verificado em 2016, segundo a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Entre as categorias que puxaram os maiores ingressos em 2017, o destaque ficou com os fundos multimercados, com R$ 101 bilhões e crescimento de 414% em relação a 2016. Esses fundos também se destacaram na rentabilidade.  

Os fundos multimercados dos tipos Long and Short Direcional – que faz operações de ativos e derivativos ligados à renda variável, montando posições compradas e vendidas) e Macro – que realiza operações com estratégias baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos – registraram ganhos média de 15,61% e 14,08%, respectivamente.

Veja o desempenho de todas as classes: 

 Quer aplicar em fundos de investimentos? Clique aqui e abra sua conta na XP

Compartilhe