Publicidade
SÃO PAULO – Já pensou um investimento que misture renda fixa, renda variável e derivativos? Pois os fundos multimercados permitem essa diversificação.
“Dependendo do estatuto, os multimercados têm mais flexibilidade do que os fundos tradicionais. Enquanto um fundo de renda fixa se destina mais à proteção do seu patrimônio, um de ações fica mais amarrado, pois sua carteira deve estar, no mínimo, 67% em papéis do mercado acionário. Já o multimercado une o lado bom dos dois e permite ao gestor operar de acordo com o que o mercado oferece de melhor”, explica o Educador Financeiro e fundador da Academia do Dinheiro, Mauro Calil.
Assim como outras categorias de fundos, os multimercados possuem ramificações dentro dessa classe, que se diferem pela estratégia adotada. Ao todo, são seis subdivisões (Macro, Trading, Multigestor, Multiestratégia, Estratégia Específica e Juros e Moedas). No entanto, duas delas vêm se destacando no ano: Macro e Multiestratégia.
Não perca a oportunidade!
Macro
Com rentabilidade de 13,24% nos 9 primeiros meses do ano, o fundo multimercado Macro usa como base o cenário macroeconômico em médio e longo prazo, isso é, ele se preocupa com o desempenho da economia e com os principais impactos no mercado financeiro. Uma de suas vantagens é admitir alavancagem, o que significa dizer que os gestores do fundo podem operar com valores superiores ao do seu patrimônio líquido.
“Uma possível explicação para o bom rendimentos dos Macro é a questão em relação a parte dos juros. Quem apontou os canhões em direção à queda da Selic ganhou”, explica Calil.
Multiestratégia
Já o fundos classificados como multimercado Multiestratégia valorizaram em média 11,33% no mesmo período. Seu diferencial consiste no fato de que ele pode adotar mais de uma estratégia simultaneamente, sem estar comprometido a se dedicar a apenas uma delas. Sendo assim, é possível investir em ações, renda fixa e câmbio sem um percentual definido de alocação em casa mercado. Isso fica a critério do gestor e das oportunidades apresentadas. E assim como os multimercados Macro, também permite alavancagem.
Continua depois da publicidade
“Nesse caso, não existe uma causa específica para a alta. Depende mesmo do gestor”, coloca Calil.
Riscos
Assim como qualquer investimento, fundos multimercado também têm alguns riscos, por mais que eles sejam mitigados pelo fato da carteira ser extremamente diversificada.
“Por via de regra é um risco de gestão. O risco depende mais do estatuto que o gestor tem a mão. Já as oportunidades depende da habilidade desse gestor”, coloca Calil. Outro ponto destacado pelo especialista foi o cuidado que se deve ter com a alavancagem dos fundos Macro e Multiestratégia, que pode gerar um patrimônio líquido negativo. Por isso, é importante verificar antes se o fundo que você vai investir opera alavancado e se você quer correr este risco.