Ifix cai 19,5% no ano

Fundos imobiliários: patrimônio do fundo deve ser foco do investidor em meio à crise

Segundo especialistas, com menor frequência e previsibilidade de rendimentos devido à pandemia, investidor deve se ater ao ativo real por trás do FII

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Com as medidas de isolamento social impactando diretamente as cotas de fundos imobiliários, com queda de 19,5% do Ifix no ano, investidores devem olhar para a classe com outros olhos. Essa é a avaliação de Marcos Baroni, professor da casa de análise Suno Research.

Em entrevista ao programa “Fundos Imobiliários”, do professor do InfoMoney e especialista em FIIs Arthur Vieira de Moraes, em 15 de maio, Baroni afirmou que muitos investidores optam pelos fundos imobiliários por conta da maior previsibilidade de renda e geração de caixa.

Em meio à pandemia, contudo, aquela renda mensal esperada, pode não acontecer. Por isso, é preciso que o investidor olhe para o ativo real por trás das cotas. “Por mais que se tenha por alguns meses e até um, dois anos uma geração de renda nessa engrenagem meio ‘esmagada’, o patrimônio tem um valor intrínseco muito grande”, diz.

A análise do patrimônio do fundo também é destacada por Moraes, que afirma que, por mais que a crise possa afetar a renda dos FIIs, o ativo permanece. “Se o fluxo cair entre 5% e 6%, por exemplo, isso não significa que o patrimônio desvalorizou na mesma medida.”

Para o investidor não ficar exposto somente à geração de renda, em meio à crise, nem apenas à expectativa de valorização dos imóveis, a recomendação é diversificar, mesclando as duas estratégias. “Você não deve comprar só para renda, porque tem o risco de comprar apenas o yield, e se comprar só patrimônio com expectativa de alguma valorização, é melhor comprar terrenos e lotes, porque pode fazer um melhor negócio”, diz o professor da Suno.

Durante o programa, Baroni e Moraes conversaram ainda sobre o mercado de lajes corporativas em meio ao aumento do home office, e comentaram sobre casos de grandes empresas que estão renegociando o pagamento de aluguel por conta da pandemia. Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Aprenda a selecionar os melhores fundos imobiliários na crise: assista à série gratuita Renda Extra Imobiliária, com o professor Arthur Vieira de Moraes