Prejuízo

Fundos imobiliários da Rio Bravo vão executar garantias de CRI inadimplente

CRI New Village deixou de quitar as parcelas referentes aos meses de janeiro e fevereiro

Por  Wellington Carvalho -

 

Os fundos imobiliários Rio Bravo Crédito Imobiliário High Yield (RBHY) e Rio Bravo Crédito Imobiliário High Grade (RBHG11) comunicaram ao mercado, nesta segunda-feira (13), a antecipação do vencimento do certificado de recebíveis imobiliários (CRI) New Village, que compõe o portfólio dos fundos.

O CRI é um título de dívida usado por empresas do setor imobiliário para captar recursos no mercado. Na prática, as companhias “empacotam” receitas futuras que têm para receber – como aluguéis ou parcelas pela venda de apartamentos, por exemplo – em um título (o CRI) vendido aos investidores. Em geral, o título embute um rendimento prefixado e a correção por um indicador, que normalmente é a taxa do CDI ou o IPCA.

No caso dos fundos da Rio Bravo, as parcelas da dívida referentes aos meses de janeiro e fevereiro não foram quitadas, o que motivou a antecipação do vencimento e, consequentemente, a execução das garantias do título.

Pelo regulamento do CRI New Village, o descumprimento das regras implicará na venda das cotas da WB Construtora e Incorporadora, responsável pela emissão do título. Para cobrir eventuais prejuízos dos investidores, também está previsto o repasse de direitos creditórios do empreendimento que dá lastro ao título.

Construído em Abadia de Goiás (GO), o residencial New Village tem 321 unidades de dois a três quartos em condomínio fechado. Atualmente, há 171 contratos de compra e venda em vigor.

Quando considerada a carteira de recebíveis total – com vencimento em janeiro de 2056 – o valor da garantia é de aproximadamente R$ 25,58 milhões, o equivalente a 1,56 vezes o saldo devedor do CRI New Village.

De acordo com os fundos da Rio Bravo, o CRI New Village representa de 3,6% a 4% do patrimônio líquido das carteiras. Os juros do título respondem por R$ 0,028 a 0,031 por cota no resultado dos FIIs.

Os FIIs Rio Bravo Crédito Imobiliário High Yield e Rio Bravo Crédito Imobiliário High Grade também anunciaram a contratação de um escritório de advogados para iniciar os procedimentos de execução das garantias.

Descubra o passo a passo para viver de renda com FIIs e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel, em uma aula gratuita.

Compartilhe