FIIs na prática

Fundos imobiliários: como saber se você tem preferência na compra de novas cotas?

Professor do InfoMoney responde a algumas das dúvidas mais frequentes de seus alunos no programa "Fundos Imobiliários"

SÃO PAULO – Alguns termos e características dos fundos imobiliários podem confundir o investidor novato que ainda está desbravando o mercado de renda variável. Pensando nisso, o professor do InfoMoney Arthur Vieira de Moraes levou para o programa “Fundos Imobiliários” algumas das dúvidas mais frequentes de seus alunos. Entre elas está o que é a subscrição de novas cotas, quem tem direito a ela e como funciona.

Relacionado à emissão de novas cotas, o direito de preferência consiste em dar prioridade para quem já é cotista na aquisição de papéis. Em outras palavras, antes de as novas cotas serem ofertadas ao público geral, o cotista é consultado e tem um período determinado para responder se quer ou não aumentar sua posição no fundo.

PUBLICIDADE

Caso a resposta seja negativa, a oferta deixa de existir. “O direito de preferência não é uma cota, é só uma opção para comprar novas cotas, que viram pó se você não pagar por elas”, reforça Moraes.

Tal prioridade, contudo, nem sempre existe. Por isso, o professor destaca a importância da leitura por parte do investidor dos fatos relevantes ou dos informes divulgados pelos fundos. Para saber em que momento você tem esse direito no seu fundo imobiliário e para encontrar outras informações importantes do seu produto, Moraes elaborou um guia. O resultado você confere no vídeo acima.

Invista em fundos imobiliários com TAXA ZERO: abra uma conta gratuita na Rico