Novos cortes na Selic podem começar em julho, diz Kapitalo

Expectativa, segundo a asset, é de que uma reforma da Previdência com impacto fiscal "significativo" seja aprovada

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Com uma atividade econômica que segue fraca no Brasil, elevada ociosidade e uma sequência de revisões nas projeções do crescimento da economia para baixo, gestores da Kapitalo Investimentos começam a ver novos cortes na taxa básica de juros já neste mês de julho.

“Com o avanço da PEC da Previdência e a consolidação do cenário de juros menores no resto do mundo esse ciclo pode se iniciar já na próxima reunião [do Copom, nos dias 30 e 31 de julho]”, escreveu a asset em carta aos cotistas.

A projeção segue em linha com a mediana das expectativas dos economistas do mercado financeiro compiladas pelo Boletim Focus, do Banco Central, que veem um corte de 25 pontos-base da Selic no fim do mês, de 6,5% para 6,25% ao ano.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após a aprovação da proposta de emenda constitucional da Previdência na Comissão Especial e a sequente votação no plenário da Câmara, a expectativa, segundo a Kapitalo, é de que uma reforma com impacto fiscal “significativo” seja aprovada.

Posições

Para julho, a Kapitalo optou por manter uma posição líquida comprada em ações no Brasil. Entre as posições compradas estão os setores elétrico, de logística, petróleo, mineração e siderurgia, papel e celulose, saúde, bancos, shopping center e telecomunicações. Já na parte vendida estão empresas dos setores de consumo, educação, imobiliário, serviços financeiros e bens de capital.

Ao longo do último mês, a casa aumentou a exposição em bancos, assim como no setor de petróleo e elétrico.

Continua depois da publicidade

Em renda variável internacional, por sua vez, manteve posição vendida em índice de ações dos EUA contra a compra de uma carteira de ações selecionadas e abriu uma pequena posição comprada em ações japonesas.

Já em taxas de juros, a Kapitalo segue sem posição no Brasil em juros nominais e reais, enquanto nos EUA, optou por diminuir a posição aplicada e inclinada.

Invista nos maiores fundos de investimento do mercado: abra uma conta gratuita na XP