Gestoras esperam manutenção da Selic hoje, mas apontam piora no crescimento do PIB em 2019

Pesquisa da XP revela que 40% das casas consultadas esperam queda da taxa básica de juros ainda em 2019

Beatriz Cutait

Fachada do Banco Central do Brasil (divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Sem surpresas, a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) desta quarta-feira deve manter a taxa básica de juros estável no patamar de 6,5% ao ano pela nona vez seguida. Gestoras consultadas pela equipe de fundos da XP são unânimes ao apontar a estabilidade da Selic desta vez, mas seguem divididas com relação aos próximos passos do Banco Central.

Neste mês, 12 de 29, ou 40% das casas, disseram que esperam queda da taxa ainda em 2019, com as projeções mais agressivas apontando para a Selic no nível de 5,5% em dezembro. Esta será a segunda reunião do Copom sob o comando de Roberto Campos Neto.

Embora se dividam no que tange às perspectivas para a Selic neste ano, as gestoras estão de forma unânime bem mais pessimistas com relação ao ritmo de crescimento da economia brasileira. Todas as casas consultadas reduziram a previsão de crescimento do PIB em 2019 na comparação com a última pesquisa, feita em março, com exceção de uma. Desta forma, a mediana das projeções caiu de 2,00% para 1,28%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

No sentido contrário, a mediana da previsão para a inflação aumentou de 3,85% para 4%, assim como a expectativa para a cotação do dólar em 2019 cresceu de R$ 3,60 para R$ 3,75.

“Os dados marginais de crescimento nos EUA e alguns fatores globais, como choques de alimentos, elevação dos preços de combustíveis e impacto da gripe suína na Ásia, levaram a revisões nos dois indicadores para cima”, diz a XP.

Em relação à alocação dos fundos, a XP notou um comportamento menos consensual, com algumas divergências na alocação de risco no câmbio. De forma geral, as posições mais comuns são as aplicadas em juros, nominal ou real, variando de acordo com a gestora.

Continua depois da publicidade

Para a pesquisa, foram consultadas 34 gestoras macro da plataforma da XP, das quais 30 responderam à pesquisa a respeito das expectativas para o mercado local.

Quer investir nos melhores fundos do mercado? Abra sua conta gratuita na XP

Tópicos relacionados

Beatriz Cutait

Editora de investimentos do InfoMoney e planejadora financeira com certificação CFP, responsável pela cobertura do universo de investimentos financeiros, com foco em pessoa física.