Estratégia casada com venda de Itaú e compra de Bradesco ajudou fundo a ganhar dinheiro neste início de ano

Convidado do programa "Papo com Gestor", da InfoMoney TV, Augusto Lange, da Argo Capital, comentou as estratégias do fundo long & short

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Em períodos de grande volatilidade do mercado, como o atual, em que notícias políticas influenciam diretamente o sobe e desce da bolsa, encontrar boas ações que conseguem se beneficiar dos momentos de alta e oferecer os menores riscos de perda possíveis fica ainda mais complicado.

Por isso, uma estratégia muito utilizada por gestores para minimizar perdas é a de long & short, em que a carteira é formada por posições compradas (que garantem resultados positivos quando as ações se valorizam) e vendidas (que oferecem um resultado positivo quando há a desvalorização dos papéis). Dessa forma, o risco no mercado acionário é minimizado, assim como a correlação com o Ibovespa.

Foi utilizando uma estratégia casada com venda de Itaú (ITUB4) e compra de Bradesco (BBDC4), bem como venda de Santander (SANB3) e compra de Banco do Brasil (BBAS3), que o fundo long & short da Argo Capital conseguiu seus maiores ganhos neste início de 2019.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em entrevista ao programa Papo com Gestor na InfoMoneyTV, Augusto Lange, gestor da Argo, explicou que o setor financeiro foi o que teve maior contribuição na rentabilidade do fundo, principalmente por meio de posições intrasetoriais, ou seja, entre empresas do mesmo segmento.

“Buscamos sempre comprar um ativo que entendemos que está descontado em relação a outro. Nem sempre só isso satisfaz, porque ele pode estar descontado por um motivo justo — e demorar pra isso se reverter. Então, além de buscar uma posição que esteja descontada, tentamos encontrar algum catalisador para que o desconto da posição feche”, explica o gestor.

Criado em outubro de 2018, o Argo Long & Short Advisory persegue um retorno de CDI + 3,5% ao ano.

Continua depois da publicidade

O fundo tem aplicação inicial mínima de R$ 10 mil e está disponível para investimento na plataforma da XP Investimentos. Para investir, clique aqui.

O Papo com Gestor é um programa de entrevistas quinzenais apresentado por Rossano Oltramari, especialista em investimentos. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e traz a cada 15 dias uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.

Você pode conferir a entrevista completa no vídeo acima ou no Spotify. Clique aqui para escutar ou faça o download pelo player abaixo: