Gestora brasileira focada 100% no exterior lança fundo sem risco cambial

O objetivo foi permitir que o investidor possa diversificar sem correr o risco da exposição cambial

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Geo Capital, gestora que foca 100% do seu capital em ações de empresas listadas fora do Brasil, lançou um fundo de investimentos para atrair o investidor que quer diversificar, mas que não quer correr o risco da exposição cambial. 

Chamado Geo Empresas Globais em Reais, o fundo de ações possui a mesma estratégia do Geo Empresas Globais FIC, ou seja, investe em empresas estrangeiras, mas permite que o investidor escolha a moeda que deseja estar exposto; no caso, o Real.

Em entrevista ao InfoMoney, Gustavo Aranha, sócio responsável pela área comercial da Geo Capital, explicou que isso ocorre porque o fundo faz hedge (estratégia para proteção do investimento) da moeda, ficando vendido em um derivativo em dólar no Brasil para proteger o portfólio das variações cambiais. Dessa forma, ao contrário do fundo Geo Empresas Globais, que caía com a queda do dólar, o novo fundo ganha na mesma proporção.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Por conta das baixas taxas de juros, o investidor brasileiro tem tomado mais risco. O investidor está começando a entender que o CDI não está gerando renda o suficiente e está passando a investir em ações”, diz.

Aranha conta que as quatro posições mais importantes do fundo são Disney, Comcast, Kraft Heinz e AB Inbev. Segundo ele, o desempenho negativo de 8,5% do Geo Empresas Globais em dezembro deve-se à queda das bolsas internacionais e do dólar.

Para 2019, Aranha está otimista com o cenário e com o portfólio. Ele explica que a Geo acompanha poucas empresas, cerca de 60, e que a carteira conta com 17 ações “que estão muito baratas”. “Temos alta convicção de que esse começo de 2019 vai ser bom para investir”, diz.

Continua depois da publicidade

Por ser um fundo de investimentos focado no exterior, tem como público-alvo o investidor qualificado – aquele com patrimônio investido maior ou igual a R$ 1 milhão. O Geo Empresas Globais em Reais está disponível para aplicação na plataforma da XP por um valor mínimo de R$ 25 mil; para investir, clique aqui.