Os fundos que mais ganharam dinheiro com a posse de Bolsonaro

Listamos os 12 fundos de ações e multimercados que conseguiram surfar melhor o otimismo do novo governo

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Nos primeiros pregões do ano, o Ibovespa disparou com o otimismo do início do governo Bolsonaro, chegando a alcançar a máxima histórica de 95.000 pontos.
Com a maioria dos ativos reagindo à euforia do mercado, os gestores que apostaram em aplicações mais “apimentadas” e expostas ao ‘risco-Brasil’ se deram bem, acumulando altas de até 5,7% na primeira semana do ano.

O InfoMoney listou os 6 fundos de ações e os 6 multimercados que melhor performaram até a última sexta-feira. Entram no ranking fundos com patrimônio líquido acima de R$ 100 milhões e com mais de 99 cotistas. Em ações, foram excluídos os fundos setoriais, de monoação e indexados, mantendo os de gestão ativa.

Na aba de multimercados, o primeiro é o XP Long Biased 30 FC FI Mult, com alta de 3,1%. Marcos Peixoto, diretor da XP Asset, credita o ótimo desempenho do Long Biased à alta do Ibovespa no período, já que o fundo está com 90% do patrimônio comprado.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no ranking de fundos de ações, o primeiro lugar é do Alaska Black FIC FIA BRD Nível I, com ganhos de 5,7%, ante 4,5% do Ibovespa nos três primeiros dias do mês.

É válido lembrar que, por serem mais arriscados, esses fundos possuem mais volatilidade, ou seja, é preciso ter estômago para aguentar os meses em que o fundo não performa tão bem. Em outras palavras, da mesma forma que o investidor pode ganhar bastante dinheiro em um mês, também corre o risco de perder muito quando a bolsa cair.

Em entrevista concedida a Ana Laura Magalhães, especialista em investimentos e fundadora do blog @explicaana, Henrique Bredda, gestor do Alaska Black, considerado um dos mais arriscados e com melhor desempenho do mercado, explicou que o fundo conta com a flexibilidade de venda de juros, dólar e índices. O gestor também afirmou que gosta de ações “baratas e com exposição a mercados cíclicos”. 

Continua depois da publicidade


Confira abaixo os 6 melhores fundos de ações e, na sequência, os 6 melhores fundos multimercados disponíveis na plataforma da XP Investimentos. Para investir neles, abra uma conta na XP – é de graça!

Os 6 fundos de ações mais rentáveis:

Fundos  Retorno em 2019
Alaska Black FIC FIA BDR Nível I 5,7%
XP Dividendos FIA 4,6%
Miles Virtus I FC FIA 4,4%
Vinci Gas Dividendos FIA 4,1%
Icatu Vanguarda Dividendos FIA 4,0%
BNPP Action FC FIA 3,9%
Navi Institucional FIA 3,8%
Bahia Am Valuation FC de FIA 3,7%
Fonte: Plataforma XP Investimentos

Os 6 fundos multimercados mais rentáveis:

Fundos  Retorno em 2019
XP Long Biased 30 FC FI Mult 3,1%
Safari FC FI Mult II 2,9%
Fides Absoluto FI Mult 2,9%
Novus Capital Macro FIC FIM 2,6%
Flag FIC FIM 2,5%
Bahia Am Long Biased FC de FI Mult 2,3%
Ibiuna Long Biased Fc de FI Mult 2,1%
Vintage Macro VI FICFI Mult 2,0%
Fonte: plataforma XP Investimentos