Os 10 melhores fundos de ações e os 10 melhores multimercados em setembro

Apesar da grande volatilidade, alguns gestores conseguiram "acertar a mão" e dispararam no período

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

*Matéria atualizada com valores corretos dentro da tabela na coluna de rentabilidade sobre o CDI.

SÃO PAULO – Com os olhos do mercado voltados para as eleições, o clima é de incerteza e grande volatilidade. Apesar disso, o Ibovespa conseguiu fechar o mês de setembro com alta de 3,48% – e grande parte dos fundos de ações acompanharam esse otimismo, chegando a ganhos de até 4,05%

No caso dos multimercados, os gestores que mais conseguiram entregar resultados foram aqueles que surfaram nos melhores vencimentos de juros e também tinham algum percentual de ações na carteira. Enquanto o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) terminou o mês com 0,25% de alta, os melhores fundos renderam até  668% do benchmark.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

InfoMoney separou 10 fundos multimercados e 10 fundos de ações que tiveram as melhores performances no último mês. Confira:

Fundos Multimercados 

O multimercado com melhor performance em setembro foi o Solana Absolutto FIC FIM, que rendeu 355% do CDI. Criado em outubro de 2013, o fundo basicamente compra cotas do Solana Absolutto FIA , que possui uma carteira composta de 8 a 15 empresas. Em sua grande maioria, são empresas geradoras de caixa, atuantes em setores competitivos e com boa governança corporativa.

Em segundo lugar no ranking de rentabilidade está o SPX Raptor Feeder Ie FIC, com ganhos de 1,64%, ou 349% do CDI em setembro.O fundo aplica, no mínimo, 95% em cotas do SPX Raptor Master IE FIM CP, cuja política de investimento envolve estratégias globais, principalmente, nos mercados de juros, índices de preços, taxas de câmbio, commodities e ações, utilizando-se dos instrumentos disponíveis tanto nos mercados à vista quanto nos mercados de derivativos.

Continua depois da publicidade

Também entre os multimercados mais rentáveis no último mês está o Gap Abosluto FIC FIM, que teve início em maio de 1997. Com o objetivo de superar o CDI, o fundo consiste em alocar no mínimo 95% de suas cotas no Gap Absoluto Master FIM, que procura obter retornos acima dos benchmarks de renda fixa através de uma gestão que se baseia em capturar oportunidades nos mais diversos mercados, tendo como pano de fundo sólida análise macroeconômica. 

Confira os 10 melhores fundos multimercados de setembro:

Fundos multimercados Rentabilidade no mês Rentabilidade x CDI
Solana Absolutto Fc FI Mult 1,67% 355%
F-22 FIC FI Mult Cred Priv 1,64% 349%
Gap Absoluto Fc FI Mult 1,55% 330%
Gap Multiportfólio FI Mult 1,53% 325%
Kapitalo Kappa Fin Fc de FI Mult 1,52% 323%
Kapitalo Kappa advisory Fc de FI Mult 1,52% 323%
Opportunity Long Biased Fc de Fi Mult 1,48% 315%
Pacífico Lb Fc FI Mult 1,43% 304%
Brasil Plural Equity Hedge Fc FI Mult* 1,25% 266%
Brasil Plural Equity Hedge 30 Fc FI Mult* 1,2% 255%

Fonte: Plataforma XP Investimentos

*A partir de outubro esses fundos passam a ser geridos pela gestora Occam, que foi originada após uma cisão da área de fundos do banco Brasil Plural.

Fundos de ações

No ranking dos fundos de ações, o primeiro lugar ficou com o Brasil Plural FIC de FIA, com desempenho positivo de 4,05% e superior ao do Ibovespa, de 3,48%. O fundo aloca no mínimo 95% de seu patrimônio em fundos de investimentos de ações com o objetivo de superar o Ibovespa no médio e longo prazos. A partir de outubro, porém, o fundo passará a ser gerido pela Occam Brasil, com o nome Occam Long & Short Plus FIC FIA.

Quer investir nestes fundos e ver seu dinheiro render mais de 600% do CDI? Abra uma conta na XP – é de graça!

O segundo mais rentável no mês foi o Alaska Black FIC FIA – BRD Nível I, com ganhos de 3,79% no período. Henrique Bredda, gestor do fundo, explica que o produto possui um risco bem acima da média (sendo considerado para “aplicações apimentadas” e mostra que time que está ganhando também se mexe: “Aqui não existe essa de comprar e ficar sentado, a gente movimenta bastante a carteira com as ações que a gente gosta”, contou em entrevista ao InfoMoney

Ainda no top 3 está o Opportunity Selection FIC FIA, que apresentou ganhos de 3,46% em setembro. Sua política de investimento consiste na aplicação mínima de 95% dos recursos no Fundo Master da asset, que possui uma gestão ativa no mercado brasileiro de renda variável, podendo aplicar em ações de primeira, segunda e terceira linhas e ainda, fazer operações com derivativos envolvendo contratos referenciados em ações e índices de ações.

Confira, abaixo, os 10 melhores fundos de ações de setembro:

Fundos  Rentabilidade no mês Rentabilidade x CDI
Brasil Plural FIC FIA 4,05% 862%
Alaska Black FIC FIA Bdr Nível I 3,79% 806%
Opportunity Selection FIC FIA 3,46% 736%
Bahia Am Valuation FIC de FIA 3,3% 702%
BTG Pactual Dividendos FIC FIA 3,25% 691%
Gap Ações FIA 3,23% 687%
Oceana Valor FIC FIA 3,12% 664%
Az Quest Ações FIC FIA 3,09% 657%
Perfin Institucional FIC FIA 3,03% 645%
Pacífico Ações FIC FIA 2,72% 579%
Fonte: Plataforma XP Investimentos

 

A Clear ZEROU a taxa de corretagem para você investir em ações. Abra sua conta, é grátis!