O investimento que pode dar um bom lucro não importa quem seja o próximo presidente

Eduardo Bodra, co-gestor na Canvas Capital, foi o entrevistado desta semana no programa Papo com Gestor

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO –  Com todos os olhos nas eleições, o mercado já começa a agir em função de eventos eleitorais – aumentando ainda mais a instabilidade e a volatilidade dos investimentos. Ao investir neste período, é difícil prever o que a urna nos reserva, mas algumas opções podem servir de “coringa” independente de quem saia vitorioso. É o que conta Eduardo Bodra, co-gestor na Canvas Capital, em entrevista ao programa Papo com Gestor

Fundado em 29 de agosto de 2008, duas semanas antes da queda do Lehman Brothers, o fundo Canvas Enduro passou por altas e baixas, mas conseguiu chegar à primeira década de vida – algo que deve ser celebrado no tão difícil mercado brasileiro – e com uma rentabilidade bastante consistente. O fundo apresenta um retorno 3x maior que o CDI acumulado nestes 10 anos: o Canvas Enduro rendeu 547% de 2008 pra cá, contra 170% do benchmark da renda fixa. O fundo está aberto e disponível para aplicação nas plataformas da XP Investimentos e da Rico, com valor inicial mínimo de R$ 20 mil. Para investir clique aqui

Bodra conta que uma das principais posições dentro da estratégia são títulos de renda fixa atrelados à inflação e de curto prazo. “É um investimento que traz um nível de retorno quase independente da posição política e que é interessante para alocação de risco”, diz. O papel que ele se refere é a NTN-B com vencimento em 2021, que remunera uma taxa de juros real (hoje em torno de 4,80% ao ano) mais a inflação (IPCA). (Assista no vídeo acima ou ouça pelo Spotify)

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O gestor, que tem mais de 20 anos de experiência no mercado e passou por casas como Itaú BBA e Fator, explica que enquanto na NTN-B a taxa de juros é de 4,80%, no papel prefixado ela está em torno de 9,8% ao ano. “Se subtrairmos um do outro chegamos na inflação implícita, ou seja, o que se espera de inflação para esse período (quase 5% até 2021)”, diz.

Neste momento de embate eleitoral, dois candidatos apresentam grandes chances de ganhar: um mais alinhado à direita, com propostas que agradam o mercado – mas que não sabemos se ele as usará, e outro mais à esquerda, com propostas que desagradam os investidores. No caso do candidato não reformista, o que se ganha na inflação implícita nesse título de 2021 será o suficiente para compensar (ou ganhar ainda mais) o que se perde no aumento da taxa de juros – que deve subir acima de 6% por não ser compatível com um câmbio acima de R$ 4,50 e “com uma política fiscal frouxa em um ambiente sensível”.

Por outro lado, se o candidato for aquele “mais alinhado com as demandas fiscais de curto prazo”, o papel seria bastante interessante para o investidor, já que apesar da inflação ter chances de ficar abaixo de 5%, essa política monetária estimulativa seria mantida por um prazo mais longo, suficiente para que esses títulos tenham uma ótima rentabilidade.

Continua depois da publicidade

O Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.

Quer investir no fundo Canvas Enduro? Abra uma conta na XP

Agora você pode acompanhar o Papo com Gestor também no Spotify! Clique aqui para ouvir o programa ou faça o download pelo player abaixo.