Por que a Safari Capital abandonou as “queridinhas da bolsa” e focou em ações mais globais?

Marcelo Cavalheiro, gestor da Safari Capital, é o entrevistado desta semana no programa Papo com Gestor

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Na hora de investir em fundos de ações, escolher um que tenha um longo histórico facilita a comprovação da resiliência do fundo em diferentes fases do mercado. No entanto, algumas “exceções” merecem espaço nesta regra: é o caso da Safari Capital, que tem apenas 3 anos de vida mas possui em seus dois fundadores uma vivência de quase 20 anos de mercado, inclusive tendo feito parte da criação da área de análise de uma das assets mais respeitadas do Brasil.

Fundada em 2015 por Marcelo Cavalheiro e Elson Yassuda, que desde a criação do fundo Safari Long Bias (também em 2015) até janeiro deste ano apresentou ganhos de 63,4%, contra 57,5% do Ibovespa e 20% do CDI no período. Ex-Hedging Griffo, tanto Cavalheiro quanto Yassuda chegaram na empresa no começo dos anos 2000 e ajudaram a criar a área de análise da gestora. Eles deixaram a HG em 2008, após ela ser comprada pelo Credit Suisse (o que deu origem à Credit Suisse Hedding Griffo) com a ideia de abrir uma nova gestora, que só nasceu de fato em 2015 por conta de termos de “non-compete”.

“A nossa vantagem é que temos uma área de ações muito forte (analistas experientes) combinada a uma área macro (gerida pelo Elson) que analisa tanto os cenários doméstico como externo e política”, contou o gestor Marcelo Cavalheiro em entrevista ao programa Papo com Gestor desta semana (confira no vídeo acima). Sobre o nome da gestora, ele explica que no safari “é um desafio por dia, não adianta olhar só para o longo prazo, tem que viver o presente”. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ao contrário de muitos gestores, Cavalheiro acredita que as ações de CVC, Localiza e Renner, as consideradas “queridinhas do mercado”, já passaram o ano de eleições e estão adiantadas em relação às turbulências: “Essas posições já estão muito precificadas”. Por isso, a opção foi por substitui-las por temas mais globais ou que têm uma exposição interessante à recuperação do crédito e da atividade econômica, dando destaque para Petrobras, as siderúrgicas Gerdau e Usiminas e as autopeças Randon e Iochpe-Maxion. 

Confira a entrevista completa, com as justificativas das posições, perspectivas para 2018 e todo o histórico da Safari no player acima. Para investir no fundo Safari Long Bias, clique aqui e abra a sua conta na XP

Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.