Os fundos que mais renderam em 2017, segundo a Anbima

Nos fundos de renda fixa, os principais tipos superaram o rendimento da poupança no ano

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de ações lideraram os retornos aos investidores em 2017, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A média de rentabilidade dos produtos do tipo Small Caps – que reúne ativos de empresas com menor capitalização na Bolsa – foi de 44,34%.

Na sequência, aparecem os fundos do tipo Ações Valor/Crescimento (que engloba papéis de empresas com valores abaixo do preço estimado e/ou daquelas com histórico ou perspectiva de crescimento) e Ações Índice Ativo (cuja gestão tem o objetivo de superar o respectivo benchmark), com rendimentos de 29,85% e 29,17%, nesta ordem.

Nos fundos de renda fixa, os principais tipos superaram o rendimento da poupança (6,65%) no ano. O Renda Fixa Duração Alta Crédito Livre – que pode aplicar em papéis de risco maior e de prazos mais longos – teve retorno médio de 14,20% e o Renda Fixa Indexados – que busca seguir as variações de indicadores de referência do mercado – registrou 12,23%. 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Quer aplicar em fundos de investimentos? Clique aqui e abra sua conta na XP

Entre os fundos multimercados, os tipos Long and Short Direcional – que faz operações de ativos e derivativos ligados à renda variável, montando posições compradas e vendidas – e Macro – que realiza operações com estratégias baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos – registraram rentabilidades média de 15,61% e 14,08%, respectivamente.