Como uma “ex-empresa” do Eike Batista conquistou o fundo de ações que rendeu 128% em 5 anos

Rodrigo Heilberg é gestor da HIX Capital e convidado desta semana do programa Papo com Gestor

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Diferentemente das assets tradicionais, a HIX Capital é uma gestora de ações sem “DNA de gestores”. Fundada por diretores e executivos em detrimento de analistas de investimentos, a empresa criou em 2012 o fundo HIX Capital FIA, que entregou nestes 5 anos uma performance positiva de 128%, superando com folga os 87% do seu benchmark (IPCA + 6%), enquanto o Ibovespa amargou apenas 6,8% de alta no quinquênio.

O Papo com Gestor entrevistou nesta semana Rodrigo Heilberg, sócio-fundador e gestor do HIX Capital FIA. Segundo ele, uma das maiores vantagens dessa ausência de gestores está no “DNA de economia real”, ou seja, na tentativa de olhar para empresas que apresentem mais que apenas dados de contabilidade, isto é, que tenham uma cultura, funcionários motivados e que tenham vontade de crescer. “Acreditamos que isso possa trazer bons retornos aos investidores”, disse durante a entrevista (confira no vídeo acima).

Curiosamente, a ação que possui maior posição no fundo é a geradora de energia elétrica com base de gás natural Eneva (ENEV3). Antiga MPX Energia, a empresa pertencia ao grupo EBX, do ex-bilionário Eike Batista, e apesar de ainda carregar uma percepção negativa entre muitos investidores, é vista com otimismo por Heilberg. “A Eneva é uma empresa muito interessante porque está inserida em um mercado que demanda muita infraestrutura (o Brasil precisa de bastante infraestrutura no setor de energia elétrica). O Brasil está carente em matrizes que não sejam suscetíveis a oscilações ao longo do ano, como as fontes eólicas e hidroelétricas de fio d’água existentes”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Durante a entrevista, Heilberg destacou que a empresa possui um papel importante na estabilidade energética do país e que entra com um preço muito competitivo no mercado. “Estamos muito animados com o futuro da companhia”, afirmou.

O Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.