O que é “event driven”? Conheça o único brasileiro que opera – e ganha dinheiro – com a estratégia

 Daniel Dupont, gestor da Leste Investimentos, explica como funciona essa estratégia que ele já aplica há mais de 10 anos 

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O Papo com Gestor desta semana recebeu o único brasileiro a ter um fundo focado apenas em “Event Driven” , uma estratégia bem comum no mercado internacional, mas que é desconhecida pela maioria dos brasileiros.

Na conversa, Daniel Dupont, gestor da Leste Investimentos, explica como funciona essa estratégia que ele já aplica há mais de 10 anos e porque seu fundo – o “Leste Global Event Driven FIC FIM” – consegue ter uma volatilidade tão baixa e consistentemente superar o CDI durante sua história.

Apesar do baixo histórico do fundo (ele foi criado em dezembro de 2016), Dupont já replicava esta estratégia de event driven em outro fundo da Leste desde 2014. De lá pra cá são 35 meses de história e apenas 7 deles no negativo – sendo que o pior mês teve perda de 3,61%. O fundo bateu o “benchmark” em todos os 10 meses fechados de 2017, acumulando dessa forma uma performance de 64,3% nestes 35 meses – ou 158,0% do CDI acumulado no período.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Black Friday InfoMoney: sua única chance de comprar nossos cursos com 50% de desconto. Clique aqui.

Mas o que é este “event driven”? A estratégia nada mais é do que negociar ações de empresas que estão em processo de M&A (Fusões & Aquisições, na sigla em inglês). Como o próprio Dupont explica na entrevista (veja o vídeo acima), o fundo entra nas ações após a compra estar perto de ser concretizada, para ganhar com aquela “gordura” que existe entre o preço atual da ação na bolsa e o preço que ela de fato será vendida. Por razões óbvias, o Leste Global Event Driven FIC FIM tem mandato para operar globalmente, já que operações de M&A acontecem com muito mais frequência em países como EUA e Europa.

E este é o motivo pelo qual esta estratégia praticamente inexiste no Brasil: para entender o Event Driven, é fundamental que o gestor tenha vivenciado este mercado, conheça os detalhes de cada da legislação dos países que ele está investindo, entre outros fatores.

Continua depois da publicidade

Dupont conheceu este mundo 10 anos atrás em Londres, quando trabalhava no Lehman Brothers com um inglês que ele carinhosamente chama de “Doug” durante a entrevista. Ele também replicou essa estratégia na Europa no BTG e, ao voltar para o Brasil, fez isso no Itaú BBA, até que em 2014 fundou a Leste Global junto com Emmanuel Hermann, atualmente CIO (Chief Investment Officer) da asset,

O fundo Leste Global Event Driven FIC FIM, disponível para aplicações na plataforma da XP Investimentos, acumula entre dezembro de 2016 e outubro de 2017 uma rentabilidade de 14,38% – ou 158,4% do CDI. Com exceção da queda de 0,03% no primeiro mês de vida, este fundo não apresentou rentabilidade negativa mensal.

Daniel Dupont é o convidado desta semana no programa Papo com Gestor, apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria do InfoMoney com a XP Investimentos e trará, toda semana, entrevistas com gestores dos melhores fundos de ações dentre os mais de 50 disponíveis na plataforma digital da XP Investimentos.