6 motivos para comprar fundos imobiliários

O patrimônio do fundo pode ser formado por um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de investimentos imobiliários surgem como uma opção para os investidores que buscam gerar renda. Os fundos imobiliários aplicam recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários ou em imóveis prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais.

O patrimônio de um fundo imobiliário pode ser formado por um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros, e é uma forma de explorar o mercado imobiliário sem os mesmos riscos de comprar um imóvel para locação.

Com a queda da taxa básica de juros e a necessidade cada vez maior de diversificar os investimentos para manter os ganhos elevados, Juliano Custódio, assessor de financeiro e autor do blog EuQueroInvestir listou seis motivos para apostar nos fundos imobiliários. Veja:

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1 – Isenção de imposto de renda
Os investimentos em fundos imobiliários são livres de impostos de renda para pessoa física se observados os seguintes pontos:
– O cotista não pode exceder 10% das cotas totais do fundo
– O fundo deve ter 50 cotistas, no mínimo
– As cotas devem ser negociadas em bolsa ou mercado de balcão organizado

2 – Acesso a grandes empreendimentos

Por operar com o conceito de grupo de cotistas, os fundos imobiliários permitem investimentos em imóveis até então inatingíveis, como hospitais, shopping centers ou mesmo prédios comerciais de grande porte.

3 – Praticidade

Se você já precisou comprar ou vender um imóvel, sabe bem como funciona todos os entraves do negócio: certidões, custos de corretagem e cartório, etc. As cotas dos fundos imobiliários estão disponíveis para o investidor na B3, sem qualquer burocracia.

 4 – Diversificação do portfólio de imóveis

Como os fundos funcionam por meio de cotas, você pode alocar seus recursos em diversos tipos de imóveis, de um prédio comercial localizado em um grande centro até galpões em pontos estratégicos.

 5 – Acesso a investidores de pequeno porte

As cotas de alguns fundos são bastante acessíveis, partindo de valores próximos a R$ 1.000.

 6 – Transparência

O fato de os fundos operarem via B3 traz segurança e transparência para o investidor. Isso porque todos os agentes envolvidos possuem informação sobre o que está ocorrendo, além do acesso imediato às ofertas de compra e venda.

Newsletter

Liga de FIIs

Receba em primeira mão notícias exclusivas sobre fundos imobiliários

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.