Economista analisa investimentos de Dória e diz que empresário pode aplicar melhor seu dinheiro

Para economista, político tem pouca exposição em renda fixa e fora do Brasil

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Candidato à prefeitura da cidade de São Paulo, o empresário João Dória, declarou um patrimônio de quase R$ 180 milhões ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Entre seu patrimônio, se encontram participações em empresas, carros de luxo e obras de arte. O InfoMoney conversou com a economista e assessora de investimentos da Atlas Invest Carollyne Mariano para saber se o político diversifica bem seu patrimônio.

Entre seus investimentos, 18,85% estão em obras de arte e fotografia. “O investimento em obras de arte é muito comum no universo ‘private’. Contudo, o investidor precisa se preocupar com alguns detalhes como por exemplo, originalidade da obra e estoque, ou seja, onde guardar a obra de maneira segura. É um investimento muito específico que exige a assessoria de um expert no assunto”, explica.

Já o patrimônio em imóveis de Dória está em 14,96%. Para Carollyne, no momento atual, o melhor é alocar, no máximo, 10% em imóveis. “No cenário atual, é possível aplicar em produtos com mais liquidez e mais rentáveis do que imóveis”, explica.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, o político conta com 14,37% alocados em fundos de investimento. “Gosto bastante de fundos de investimento, principalmente os fundos multimercado de gestores independentes. Alocaria até 20% do meu patrimônio em produtos assim”, atesta a economista.

No entanto, a assessora de investimentos critica o posicionamento de Dória em Renda Fixa, com apenas 2,85% de seu patrimônio. “Acho que a alocação em renda fixa de apenas 2,85% da carteira é muito baixa, eu elevaria esse número para até 30% – 40% da carteira tranquilamente, na minha opinião ainda é o momento de aproveitar as elevadas taxas de juros que possuímos, eu faria até opções prefixadas”, comenta Carollyne.

A economista ainda notou a ausência de títulos públicos na carteira de investimentos de Dória e afirma que ele poderia ter uma posição maior offshore. “Acho que para um investidor com patrimônio significativo como