3 razões para começar a entender sobre investimentos

O mercado financeiro pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas é melhor começar a dominá-lo

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – O mundo das finanças e investimentos parece complicado e assusta muitas pessoas. Mas é importante tentar entender pelo menos o básico para que você ganhe mais dinheiro e tenha uma vida financeira tranquila, sem grandes sustos. Um artigo publicado no site Investopedia destaca três motivos para você ter força de vontade para aprender sobre o mercado financeiro.

1 – Investimentos básicos não são difíceis de entender e são muito importantes

Muitas pessoas se sentem intimidadas pela ideia de investir e isso é compreensível. No entanto, criar uma carteira simples e diversificada, composta por fundos de baixo custo, títulos de renda fixa e ações pode fazer com que seu patrimônio seja mantido – e multiplicado – ao longo dos anos. “Uma boa estratégia de investimento passivo, com contribuições regulares, fará com que você tenha retorno sem se preocupar muito”, diz o artigo.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A porcentagem que será investida em ações em relação ao valor alocado em títulos de renda fixa depende da tolerância ao risco e do horizonte de tempo do investidor. “Quanto maior a sua tolerância ao risco e/ou o seu horizonte de tempo, mais você deve investir em renda variável. As ações são mais voláteis, mas historicamente têm trazido retornos mais elevados. Quanto menor a tolerância ao risco e/ou o seu horizonte de tempo, mais você deve inclinar a balança em direção à renda fixa”, indica o artigo.

Além de ser uma estratégia simples, ela tem um histórico de rentabilidade acima da média. A diversificação entre ações e títulos ajuda a manter o portfólio equilibrado, evitando performances muito ruins em momentos de crise do mercado. Outro benefício é que esta estratégia também minimiza os custos de investimento.


2 – Você precisa saber escolher quem vai cuidar dos seus investimentos  

Continua depois da publicidade

Há muitos consultores financeiros excelentes no mercado, mas se você não sabe nada sobre investimentos pode ser mais difícil escolher um bom assessor. “No mínimo, você deve saber como escolher um profissional em quem possa confiar, assim você terá certeza que ele irá agir no sentido de atingir seus interesses”, destaca o Investopedia.


3 – “Dá para economizar dinheiro ao gerenciar seu próprio dinheiro”

Ao auto gerenciar os investimentos, o investidor pode economizar dinheiro de várias maneiras:

– Não paga comissões caras para um corretor.

– Não existe a pressão para investir em determinado ativo.

– Não paga honorários para um consultor financeiro.

No entanto, para isso é preciso ter algum conhecimento de finanças e muita disciplina. Caso contrário, vale mais a pena pagar por uma assessoria personalizada e ganhar muito mais fazendo as aplicações corretas.