O investimento “simples e barato” que Warren Buffett e John Bogle indicam

Aplicar em fundos de índices é indicado por grandes investidores, pois permite diversificação com baixo custo

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – “Investimento de sucesso não é complicado. Na verdade, é tudo questão de bom senso”, enfatiza o fundador e CEO do Vanguard Mutual Fund Group, John C. Bogle no livro “The Little Book of Common Sense Investing” (O pequeno livro do senso comum do investimento, em tradução livre).

Segundo artigo publicado no site Business Insider, Bogle afirma que a estratégia de investimento vencedora é bem simples: investir em fundos de índice (ETF). Ele está se referindo ao fundo de índice “clássico”, aquele definido por ser largamente diversificado, que possui muitas ações e que opera com o mínimo de custos e possui uma alta taxa de eficiência.

“É um conceito simples que garante que você ganhará o jogo que é o mercado de investimentos”, escreve Bogle.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os fundos de índice funcionam, segundo o autor, por dois motivos: são largamente diversificados, o que elimina os riscos de ações individuais e são baratos. “Pode não ser tão glamoroso quanto tentar bater o mercado, mas, funciona”, explica o investidor.

O megainvestidor Warren Buffett e seu sócio na Charlie Munger concordam com Bogle “Um fundo de índice barato é o investimento de capital mais sensato para a grande maioria dos investidores. Por periodicamente utilizar esse método, os investidores que não têm muito conhecimento podem obter performances melhores que a maioria dos investidores profissionais”, diz Buffett.

Já Munger alerta que investimentos complexos tendem a ser caros por conta da contratação de planejadores financeiros e consultores. “O melhor é optar pela simplicidade de um fundo de índices”.

Continua depois da publicidade

Contudo, é importante ter em mente que não necessariamente todos os fundos são de baixo custo. “Alguns têm relações de despesa minúsculas; outros têm relações de despesa que ultrapassam os limites da razão. Outros implicam o pagamento de uma comissão de corretagem padrão ou possuem carga tributária muito alta. Por isso, é preciso analisar todas as opções de fundo e escolher a que trouxer melhor vantagem para o investidor”, explica Bogle.