Morningstar classifica fundos com estrelas; veja os melhores para investir

A Morningstar chegou ao Brasil em 2012 e, neste ano, divulgou pela primeira vez a classificação dos principais fundos do país na plataforma da XP Investimentos

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Morningstar chegou ao Brasil em 2012 e, neste ano, divulgou pela primeira vez a classificação dos principais fundos do país na plataforma da XP Investimentos, lançada na semana passada. O rating dos fundos ajuda os investidores a escolher o melhores para investir, visto que a gama de opções é enorme. A plataforma da XP conta com 349 produtos.

A classificação da multinacional americana, de acordo com Luiz Braga, diretor de vendas da Morningstar, em entrevista exclusiva ao InfoMoney, se baseia em três pilares para dar as estrelas aos fundos: taxas cobradas no fundo (ou tudo que pode penalizar os investidores); comparação com a taxa livre de risco (CDI), ou seja, Risco X Performance; e o risco pela volatilidade.

Segundo o especialista, para o fundo ser classificado, ele precisa ter, no mínimo, 36 meses de histórico, e um track record de cinco a 10 anos. “Caso contrário, ele não receberá estrelas até que cumpra esses pré-requisitos. O rating vai de uma a cinco estrelas e é revisado mensalmente pela Morningstar”, explicou.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Assim, 223 fundos da XP, entre os 349 existentes, cumprem as obrigatoriedades e foram avaliados e, destes, apenas 28 receberam cinco estrelas. O BTG Pactual é o que mais tem avaliação máxima, com cinco fundos, seguido de cinco instituições com dois cada: Claritas, ARX, Quest, JGP e XP Gestão.

A maior parte, ou 159 fundos, está com três ou quatro estrelas; 31 têm duas e cinco receberam apenas uma. “Apesar de, no Brasil, não termos tido tempo de avaliar isso, nosso trabalho ao redor do mundo mostra que a procura por um determinado fundo aumenta muito quando ele recebe cinco estrelas. Então, os gestores se preocupam muito com isso e buscam melhorar em cada um dos pilares para crescerem ao longo do tempo, visto a revisão é feita todo mês”, finalizou Braga.

Clique aqui para acessar a plataforma de fundos.