Fundos de hedge cobram caro e estão oferecendo baixa rentabilidade

De acordo com o colunista do The Washington Post Barry Ritholtz, o investimento tem gerado retorno muito abaixo da bolsa norte-americana e cobrado taxas estratosféricas

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Muito estimados pelos investidores norte-americanos, os fundos de hedge (proteção) não têm apresentado uma boa performance. De acordo com o colunista do The Washington Post Barry Ritholtz, esses fundos não conseguiram manter boas médias no momento em que os mercados estavam otimistas e subiram, e com a crise de 2008 a aplicação acabou sendo ainda mais penalizada.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O que acontece, segundo Ritholtz, é que, na realidade, esses fundos não são essencialmente protegidos. Ao analisar o desempenho do investimento através do índice HFRX Global Hedge Fund constatamos que em 2012 seu retorno foi de apenas 3,5%, enquanto o índice norte-americano S&P500 acumulou valorização de 16%. Aumentando o período de análise para 5 anos os resultados são ainda mais agravantes. Enquanto o índice da bolsa dos EUA ganhou 8,6%, o benchmark dos fundos sofreu perda de 13,6%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

E de acordo com o colunista os números só têm piorado do final do ano passado para cá. “A maioria dos fundos têm caído ainda mais este ano, atrás de seus benchmarks, ganhando 5,4% versus o rali de 15,4% do mercado. Como fonte de comparação, a média dos fundos mútuos é de 14,8%”.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Taxas elevadas
Adicionalmente, alguns dados sobre as taxas também surpreendem. Para o ex-gestor de hedge fund do JP Morgan e autor da obra “The hedge fund mirage” (A miragem dos fundos de hedge, em tradução livre), Simon Lack, a taxa é uma transferência de riqueza dos investidores para os gestores. Confira alguns números que embasam essa afirmação:

Continua depois da publicidade