Fundo de ações que participa do conselho de empresas rendeu 57% este ano

O fundo de ações Expertise, da SulAmérica Investimentos, adota uma postura ativa do ponto de vista da governança corporativa

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O fundo de ações Expertise, da SulAmérica Investimentos, que adota uma postura ativa do ponto de vista da governança corporativa das empresas em que investe, obteve rentabilidade de 57% em 2012 (até o dia 27 deste mês). De acordo com o superintendente da SulAmérica Investimentos, Fernando Tendolini, um dos principais diferenciais do fundo é justamente o fato dos gestores participarem de boa parte dos conselhos das companhias que fazem parte do portfólio.

“Governança é a palavra chave nessa operação, que trabalha com empresas com grande rentabilidade no longo prazo. Buscamos participar ativamente dos Conselhos das empresas e no último ciclo de eleições contribuímos para eleger conselheiros independentes para cerca de 2/3 das empresas nas quais investimos”, disse Tendolini.

A carteira do fundo foi construída com base em três grandes frentes: as vantagens comparativas do Brasil na produção de alimentos e no agronegócio, as mudanças de comportamento da população advindos do bônus demográfico e negócios de logística. Um dos aspectos avaliados pela equipe de gestão é se as empresas têm alto potencial de crescimento no contexto da economia brasileira. Para garantir um bom desempenho, os gestores trabalham com análises fundamentalistas que permitem um estudo mais amplo dos cenários econômicos em diferentes setores.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A aplicação mínima do Expertise é de R$ 1 milhão, a taxa de administração de 1,5% ao ano e a taxa de performance é de 20% do que exceder o benchmark. O fundo já conta com um patrimônio de mais de R$ 530 milhões.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip