Os 10 fundos multimercados que mais renderam este ano

No topo do Ranking de Fundos InfoMoney, com a melhor rentabilidade dos últimos 12 meses, está o fundo BB Multimercado Momentum Private

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – Se 2012 foi mais um ano complicado para a bolsa de valores, devido às incertezas globais que provocaram muita volatilidade no mercado acionário, e difícil para a renda fixa, por conta da queda da Selic (taxa básica de juros), alguns gestores de recursos aproveitaram o melhor destes e de outros mercados e trouxeram rentabilidades bem acima da média para os cotistas.

No comando da gestão de fundos multimercados, estes profissionais têm liberdade para atuar em diversas frentes – bolsa, juros, câmbio – e em pontas diferentes, tanto comprados quanto vendidos. No topo do Ranking de Fundos InfoMoney, com a melhor rentabilidade dos últimos 12 meses (encerrados em 26 de dezembro), está o fundo BB Multimercado Momentum Private, da BB DTVM (Banco do Brasil Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários) – que rendeu 42,52% no período. A estratégia do fundo é comprar opções de venda de Ibovespa, conhecidas como “puts”, com objetivo de proteger o investidor da queda da bolsa.

“O cliente que entra neste fundo sabe que se bolsa cair ele vai ganhar bastante. Se a bolsa subir ele vai perder, mas não chega a perder o capital principal”, explica o gerente-executivo de fundos multimercado e offshore do Banco do Brasil DTVM, Marcelo Pacheco. Isso porque o fundo não opera com o conceito tradicional de alavancagem, nem efetua venda a descoberto. “O fundo não corre o risco de ficar com patrimônio negativo e o investidor precisar aportar mais recursos. O que fazemos é comprar opções de índice, para fazer proteção”, afirma Pacheco.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na segunda posição no Ranking InfoMoney de fundos Multimercados está o fundo Zenith Multimercado, da gestora Equitas, que adota a estratégia long & short neutra. Nos últimos 12 meses, a rentabilidade acumulada do fundo foi de  30,95%. O sócio e gestor da Equitas, Felipe Zaghen, explica que o bom desempenho é resultado de uma análise fundamentalista cuidadosa das ações “compradas” do fundo. “Nós buscamos sair um pouco das principais opções do Ibovespa e procuramos empresas com bom potencial de valorização”, aponta Zaghen.

Em 2012, as ações voltadas para o mercado interno foram os destaques da carteira do fundo. Entre os principais setores, educação foi um dos mais rentáveis, com empresas como Abril Educação e Estácio. Outras companhias mais relacionadas com a economia doméstica também trouxeram ganhos para a carteira do Zenith: “Raia Drogasil, Eztec, Minerva e Mariza foram alguns papéis”, pontua Zaghen. O gestor explica ainda que, na ponta vendida do fundo, também existe uma cesta de papeis diversificada. “Procuramos diversificar a posição ‘short’ e não ficar apenas com índice, para contrabalancear ponta comprada”, diz.

Além disso, ele ressalta que o fundo também opera com volatilidade. “Trabalhamos com posições compradas em volatilidade, para hedge (proteção) em momentos de estresse dos mercados”, afirma Zaghen.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo os 10 fundos multimercados que mais renderam (nos últimos 12 meses, até 26/12):

Fundos Multimercados
Fundo Gestora Rentabilidade
*InfoMoney
BB Multimercado Momentum Private BB DTVM 42,52%
TI Zenith FIC FI Multimercado Equitas 30,95%
JGP Equity FIC FI Multimercado Feeder I JGP 29,10%
Equitas Zenith FIC FI Multimercado Equitas 28,70%
Advis Enduro FIC FI Multimercado Advis 24,11%
Advis Enduro 30 FI Em Cotas de Multi Advis 24,09%
Manager Advis Enduro 30 FIC FI Mult Safra 24,03%
Daycoval Plus FI Multimercado Daycoval 23,22%
Venturestar FI Multimercado Venturestar 22,47%
Bresser Hedge Plus FI Multimercado Brasser 21,81%

Perspectivas
Para o próximo ano, os gestores concordam que os investimentos ainda serão influenciados pelas questões globais, especialmente o desdobramento da crise da dívida europeia e o “fiscal cliff” nos Estados Unidos.“Ainda tem alguma incerteza neste cenário, principalmente sobre a Europa, onde não existe uma data específica para um acordo”, aponta Pacheco, do BB. “Esta é uma crise permanente, com altos e baixos, avanços e recuos. Mas dentro deste cenário, o gestor de fundos multimercados pode aproveitar o melhor de cada mercado”, continua Pacheco.

Para Zaghen, apesar do cenário ainda não estar totalmente claro, existe uma perspectiva de melhora para o próximo ano. “Estamos um pouco mais otimistas. Se a questão fiscal dos EUA se resolver, se não houver nenhum cenário de ruptura,o mercado deve melhorar em 2013. No Brasil, também acreditamos em um crescimento maior da economia, em torno de 4%”, conclui.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip