Publicidade
Os influenciadores que falam sobre investimentos nas redes sociais alcançaram um (baita) exército de quase 166 milhões de seguidores no segundo semestre de 2022, um avanço de 76% em relação aos primeiros seis meses do ano passado.
São 515 “finfluencers”, responsáveis por 1.257 perfis no Facebook, no Instagram, no Twitter e no Youtube, segundo a quarta edição de um mapeamento sobre o assunto realizado pela Anbima (Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais). Os influenciadores de investimentos somavam 255 no primeiro semestre de 2022, com 581 perfis.
“Diante do dinamismo desse segmento, aprimoramos nossos robôs e passamos a fazer uma varredura mais recorrente pelas redes sociais em busca de perfis novos ou que começaram a ganhar relevância”, diz Amanda Brum, gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento da Anbima. “Não houve mudança significativa entre os finfluencers grandes, mas o boom de pequenos e médios ampliou significativamente a nossa base”.
Continua depois da publicidade
O levantamento foi realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD) entre os dias 1° de julho e 31 de dezembro de 2022.
O Twitter perdeu espaço entre as redes sociais favoritas, mas, por permitir postagens curtas e atualização em tempo real, ainda é a que concentrou 52,3% das publicações no segundo semestre de 2022 (contra 66,2% no primeiro). Instagram (18,1%), Facebook (16,9%) e YouTube (12,6%) são as seguintes.
O YouTube, aliás, é a rede que gera o maior engajamento, com média de 3.896 interações (curtidas, compartilhamentos e comentários) por publicação. Foi uma queda de 32% em relação à edição anterior do estudo. O Facebook também teve perdas nesse quesito, de 65,3%, enquanto o engajamento no Instagram cresceu 26% e no Twitter, 60%.
Continua depois da publicidade
Os influenciadores de investimentos somam, em média, 1.489 interações por publicação. Juntos, eles produziram 276,8 mil publicações, 47% mais do que no levantamento anterior.
As publicações sobre produtos de investimento subiram 46%, de acordo com o levantamento, chegando em 77,4 mil no segundo semestre de 2022. Apesar da ampliação de influenciadores mapeados, o número deles que abordam ativos específicos caiu 29%. Com as atenções do público voltadas para a política e as eleições, o engajamento em postagens sobre produtos também diminuiu 24%, somando uma média de 1.218 interações.
Os ativos de risco são os mais citados pelos finfluencers: 94% das publicações do período de análise foram sobre renda variável. Porém, é com a renda fixa que os seguidores se engajam mais.
Publicidade
Enquanto cada publicação sobre renda fixa rendeu, em média, 2.240 interações, as de renda variável alcançaram 1.151. Na análise, a Anbima indica que há “desconexão” entre os temas mais
abordados e o interesse do público.
Dentre os ativos de renda variável, sobressaíram as criptomoedas. Com a queda generalizada do valor das moedas digitais, o assunto registrou um crescimento de 37% entre julho e dezembro, tornando-se o mais abordado pelos influenciadores de investimentos. As criptomoedas apareceram em 32% de todas as publicações sobre ativos, com o Twitter concentrando a maior parte delas e o YouTube gerando o maior volume de engajamento.
O estudo indicou ainda quais são os dez influenciadores mais relevantes do momento, considerando tanto a sua popularidade (número de seguidores), o engajamento (número de interações nas publicações), o comprometimento (volume de publicações), a capacidade de influenciar outras publicações e a capacidade de distribuir conteúdo em diferentes nichos de audiência.
Continua depois da publicidade
Na liderança do ranking geral está O Primo Rico, perfil de Thiago Nigro; seguido pelo Economista Sincero, de Charles Mendlowicz; e por Bruno Perini – Você MAIS Rico. Entre as mulheres, o destaque fica com Nathália Arcuri, a frente de Cristiane Fensterseifer e do Riqueza em Dias, da Carol Dias.
Henrique Esteter, especialista em mercados do InfoMoney que mantém perfis no Twitter e no Instagram, também entre os dez principais influenciadores mapeados pela Anbima.
“O estudo deixa ainda mais claro o papel imprescindível que os influenciadores exercem no mundo dos investimentos e o alcance da voz deles dentro do mercado financeiro”, diz Amanda, da Anbima. “Os finfluencers são a porta de entrada para quem está começando a entender esse universo e uma espécie de bússola para aqueles que querem ampliar seus conhecimentos na área”.
Publicidade
Confira a lista com os dez principais influenciadores de investimentos mapeados no levantamento da Anbima:
You must be logged in to post a comment.