Os FIIs mais recomendados para maio; fundos de shopping e varejo dominam a lista

Responsável pela maior captação do ano, o FII de shopping XPML11 é o mais recomendado do mês

Wellington Carvalho

Publicidade

A resiliência e os resultados operacionais dos segmentos de shopping e varejo (alimentar) fizeram a diferença na lista dos fundos imobiliários mais recomendados para comprar em maio. Os setores respondem por três dos cinco FIIs mais indicados para o período.

Descubra o passo a passo para viver de renda e receber seu primeiro aluguel na conta nas próximas semanas, sem precisar ter um imóvel

Mensalmente, o InfoMoney realiza uma compilação dos fundos preferidos dos analistas. O estudo considera os FIIs abertos a todo o mercado, critério que exclui, por exemplo, o Kinea Índice de Preços (KNIP11), que recebeu cinco indicações, mas está disponível apenas para o investidor qualificado.

Continua depois da publicidade

Assim como no levantamento anterior, o XP Malls (XPML11), do segmento de shopping, encabeça a lista dos mais recomendados para o mês, com sete indicações, uma a mais do que Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11), BTG Pactual Logística (BTLG11) e TRX Real Estate (TRXF11).

Também do segmento de shoppings, o Vinci Shopping Centers (VISC11) fecha a relação dos queridinhos do mês. Confira a lista completa e o desempenho de cada papel em abril, no ano e nos últimos 12 meses.

TickerRecomendaçãoVariação em Abril (%)Variação em 2024 (%)Variação em 12 meses (%)
XPML1170,852,8224,95
BTLG116-3,660,9316,53
KNCR1162,484,5823,24
TRXF116-0,433,1317,84
VISC115-1,090,3922,94
IFIX -0,772,1218,32
Fonte: Economatíca, Ativa Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial, Guide, Itaú BBA, Mirae Asset, Órama, Santander e Rico

Confira a análise dos FIIs mais recomendados para maio de 2024:

Continua depois da publicidade

XP Malls (XPML11)

A localização dos imóveis do XPML11 em regiões maduras e resilientes chama a atenção de Daniel Marinelli, do BTG Pactual, que ainda vê possibilidade de ganhos adicionais com a venda de imóveis do fundo. O analista também aponta a elevada liquidez na Bolsa e os resultados operacionais dos shoppings como pontos positivos da carteira.

Leia também:

Vinci Shopping Centers (VISC11)

“O VISC11 apresenta vacância reduzida, inadimplência controlada e excelente nível de vendas e resultado operacional (NOI)”, destaca André Oliveira, analista do BB Investimentos. “Além disso, o FII de shopping segue realizando a reciclagem do portfólio, que deve proporcionar rendimentos mensais entre R$ 1,00 e R$ 1,10 no atual semestre”, estima.

Continua depois da publicidade

TRX Real Estate (TRXF11)

Além de possuir uma renda estabilizada por contratos de longo prazo, explica Fernando Siqueira, da Guide Investimentos, o TRXF11 é majoritariamente exposto ao segmento de varejo alimentar, como supermercados e atacarejos, que demonstraram sua resiliência durante e após a pandemia.

BTG Pactual Logística (BTLG11)

Flávio Pires, da Santander Corretora, classifica como positiva a recente aquisição de 11 imóveis – localizados predominantemente em São Paulo – feita pelo BTLG11 e estima um dividend yield (taxa de retorno com dividendos) acima de 9,2% nos próximos 12 meses.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Kinea Rendimentos Imobiliários (KNCR11)

De acordo com Rafael Uehara, analista da Genial Investimentos, o KNCR11 é um dos poucos fundos de recebíveis com indexação majoritária á taxa do CDI, o que transforma o fundo em uma opção defensiva neste momento de taxa Selic ainda elevada.

Leia mais:

Lista de FIIs que pagam dividendos acima do CDI sobe para 69 após novo corte da Selic

Wellington Carvalho

Repórter de fundos imobiliários do InfoMoney. Acompanha as principais informações que influenciam no desempenho dos FIIs e do índice Ifix.