Dúvida da leitora

Estou incomodada com o rendimento da poupança; onde investir?

Ricardo Gomes da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Saving

Pergunta

Estou buscando algumas opções de investimento devido ao baixo rendimento que tenho na poupança. Gostaria da ajuda com vocês em algumas indicações de quais onde investir entre ações, Tesouro Direto e outros. Poderiam me ajudar?

 

Leitora:  Barbara

Resposta de Ricardo Gomes da Silva, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Olá Bárbara, infelizmente você não deu muitas informações para podermos lhe ajudar. Alguns dos fatores básicos que devem ser considerados são: saldo atual investido, capacidade mensal de investimento, prazo de cada objetivo (o que você pretende fazer com o dinheiro e quando), necessidades emergenciais e conhecimento de aspectos básicos do mercado. É prudente manter em poupança (ou fundo DI barato) um saldo para algumas despesas eventuais.

A reserva para emergência (por exemplo 6 meses de suas despesas) precisa ter liquidez, mas poder ser melhor remunerada usando LFT do Tesouro Direto. A partir daqui dependerá mais do tamanho e prazo de seus sonhos. Se os objetivos forem mais curtos, não é prudente estar exposta a muita volatilidade, prefira opções indexadas a juros (LFT, CDB, LCI, LCA, Fundo DI) já para os de médio a longo prazo você poderá dosar a volatilidade para buscar ganhos maiores (pré-fixados com LTN, indexados à inflação como NTN-B e ações ou fundos). Fique sempre atenta aos custos e procure entender bem sobre o produto antes de comprá-lo.

Ricardo Gomes da Silva é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

PUBLICIDADE

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta