Aposentadoria antecipada

Especialistas mostram o caminho para quem quer se aposentar mais cedo

Harry Sit e Ben Carlson citam dicas e atitudes que podem fazer o sonho de se aposentar aos 40 anos realidade

SÃO PAULO – Como se aposentar mais cedo é uma dúvida que aflige não somente os brasileiros, mas também os americanos e o mundo. Em sessão do Bussiness Insider, Harry Sit, dono do blog The Finance Buff, e o escritor Ben Carlson, autor do blog “A wealth of common sense” (A riqueza do senso comum, em tradução livre), explicam e compartilham o passo a passo para largar o trabalho antecipadamente.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

“O objetivo principal não é se aposentar e sim ser capaz de se aposentar. O que quero dizer é que, ter dinheiro o suficiente para se aposentar aos 40 anos, nos dá a chance de escolher se é a hora ou não de parar”, pontua Harry. “Mesmo com aposentadoria adiantada soando como o cenário dos sonhos para quem tem 20 ou 30 anos que ainda não achou sua vocação, prioridades e objetivos profissionais mudam conforme o tempo passa. É possível que você chegue aos 50 anos e perceba que há ainda alguns objetivos que poderiam ser alcançados”, completa Ben.

PUBLICIDADE

Já com a mente aberta e preparada, Harry indica para quem começar a empreitada da aposentadoria antecipada, que a estratégia para tornar o sonho realidade é simples e óbvia. “Ganhe um bom salário, guarde uma grande quantia dele e invista bem o valor poupado”.

Outros quatro pontos indispensáveis para a preparação de uma aposentadoria antecipada são, segundo Ben:

  • Ter um estilo de vida que será taxado como esquisito. “É um dos primeiros desafios de quem resolve se aposentar cedo. Parecerá muito difícil resistir a gastar o salário e dinheiro poupado quando os investimentos começarem a dar frutos, mas é preciso aprender a ser feliz com o que se tem e manter um status, um padrão de vida constante para que o objetivo seja alcançado”.
  • Descobrir formas de guardar dinheiro é fácil, o difícil é definir as prioridades. A não ser que se tenha uma enorme renda ou herança, será necessário guardar de 40 a 60% do salário para que o objetivo de aposentadoria se concretize. “Lembre-se que, mesmo na moda, o casa gigante ou o carro do ano não contribuirão para sua aposentadoria”. 
  • A expectativa de vida cresce a cada dia e isso deve ser levado em consideração. “Se você se aposentar aos 50 anos seus investimentos terão que render, pelo menos, mais quatro décadas. Com isso, seu tempo de aposentadoria pode terminar sendo maior do que os anos de trabalho e é preciso um planejamento intenso para enfrentar esse tipo de situação”.
  • O principal objetivo financeiro que precisa ser alcançado antes de se iniciar a poupar é o de ter todas as dividas pagas. “Isso significa que o financiamento da casa e carro devem estar quitados e nada de gigantescos débitos com o cartão de credito para que assim a flexibilidade financeira e de investimento possa ser mais ampla”.

Mesmo acreditando ser ótimo que os jovens já estejam pensando em como economizar para se aposentar, Carlson crê que é preciso estar atento a um aspecto bem especifico. “É preciso ter em mente que as coisas podem dar errado e que é necessário se mostrar atualizado e antenado com o mercado de trabalho para que, se isso acontecer, seja possível continuar ou retornar a trabalhar seja na área que for. Saiba que, a maioria das pessoas que pensa em se aposentar antecipadamente odeiam seus trabalhos, por isso, tente encontrar um lugar em que seja feliz e que a organização e planejamento financeiro para se aposentar sejam uma alternativa e não uma saída”.  

“Aposentadoria antecipada é possível mas requer sacrifícios, trabalho duro e uma mente muito bem focada para que seja atingida”, conclui Carlson. 

Você tem dúvidas sobre como organizar suas finanças? Quer investir melhor? Cadastre-se gratuitamente no Ganhe Mais e tenha acesso a uma rede de centenas de planejadores financeiros certificados e capacitados