Especialista dá conselhos para evitar riscos ao investir em Bitcoins

Robert Stammers, diretor do CFA Institute, afirma que é importante ficar atento em relação a fraudes ligadas à moeda virtual

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A Bitcoin é uma moeda virtual criada em 2008 com a intenção de criar uma forma de negociar independente de qualquer autoridade central ou banco. Desde então, diversos fundos de risco e investidores passaram a aplicar nessa moeda, seja para realizar transações virtuais, seja para ganhar com a sua cotação.

O diretor de educação de investidores do CFA Institute, Robert Stammers explica que a ideia da moeda é ser escassa como o ouro – sua oferta é de 21 milhões e ser uma forma segura de comprar bens ou transferir dinheiro entre pares.

O especialista, no entanto, alerta para a existência de fraudes nesse mercado não regulamentado e a questão da segurança nas principais bolsas de Bitcoins. Segundo Stammers, essas são ameaças existenciais para a moeda. “Juntando-se isso com as questões em torno de como os consumidores guardam e trocam Bitcoins, a primeira pergunta é se os investidores individuais deveriam envolver-se”, questiona.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Outro risco também citado é a interferência de governos. Stammers cita o governo da Tailândia, que recentemente criou Bitcoins ilegais. Essa interferência, além de afetar o sistema, pode acabar, no futuro, fazendo com que a moeda virtual seja dependente de autoridades centrais.

O diretor do CFA Institute ainda ressalta que os investidores que queiram comprara Bitcoins para investir devem estar conscientes do prazo de seu investimento e deve consultar um profissional para ver se essa é uma opção inteligente de investimento. O especialista lista então algumas dicas para quem queira investir a longo prazo na moeda virtual:

1.       Entender a diferença entre especular e investir.

Continua depois da publicidade

2.       Saber a importância da confiança como fundação do valor de uma moeda.

3.       Considerar os desafios que uma moeda virtual enfrenta para ter uma aceitação generalizada.

4.       Identificar os indicadores de oferta e demanda no mercado

a.       Elaborar um parecer sobre a taxa real de retorno de longo prazo da poupança em sua moeda corrente e o seu efeito sobre os preços do Ouro e do Bitcoin.

b.      Entender o efeito do Bitcoin, como um potencial substituto para o ouro, nos preços do ouro.

c.       Conhecer as implicações de uma possível deflação devida a uma oferta permanentemente limitada de Bitcoins.