Especialista aponta o melhor investimento para a aposentadoria

Para planejadora financeira, a NTN-B é a melhor opção para quem quer se aposentar com tranquilidade

Publicidade

SÃO PAULO – A NTN-B (Nota do Tesouro Nacional – Série B) é o melhor investimento para a aposentadoria, de acordo com Annalisa Blando Dal Zotto, CFP, planejadora financeira certificada pelo IBCPF. “Atualmente, tem NTN-B que paga mais de 6% de juro real ao ano, já  descontada a inflação; Esse investimento é o melhor para quem pensa na aposentadoria”, afirma a especialista.

A NTN-B é um título emitido pelo governo federal, ou seja, quem investe está, na prática, emprestando dinheiro para o governo. Dessa forma, o risco de crédito é o menor do mercado, afinal, um calote do governo é uma situação considerada extremamente improvável.

A característica principal do título é estar atrelado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e pagar juros além do índice de inflação. Assim, por exemplo, é possível encontrar títulos disponíveis que pagam mais de 6% ao ano mais a inflação, protegendo o investidor da perda de valor do dinheiro e garantindo mais rentabilidade.

No entanto, a Annalisa pondera: “É importante carregar o título até sua data de vencimento”. Isso porque estes títulos sofrem oscilação no mercado secundário e a volatilidade é maior à medida que o prazo aumenta. Quem vende antes do vencimento pode até perder dinheiro, de acordo com as condições do mercado, ou ganhar mais do que esperava, dependendo de como se comportarem a taxa básica de juro e a inflação neste período.

 A planejadora ainda explica que a variedade de prazos de vencimento do título ajuda quem quer se programar para a aposentadoria, uma vez que existem títulos mais curtos, com vencimento em 2020 ou 2024 e títulos longos, com vencimento até em 2050.

Outro ponto importante, de acordo com a especialista, é buscar sempre as corretoras que cobram as menores taxas para comprar os papéis. Annalisa ainda afirma que a importância da educação financeira nesse processo é fundamental. “Quem não pesquisa entra em fundos de previdência que pagam taxas muito altas. O mercado está cheio de VGBLs ruins, que cobram taxa de carregamento de 4% e taxa de administração de 3%, isso come toda a rentabilidade e cria uma ilusão”, alerta.