Conteúdo Patrocinado
Oferecido por GX Investimentos

Entenda como funcionam os robôs traders em bate-papo ao vivo

Você pode participar de um bate-papo exclusivo com o maior especialista de robôs do Brasil, Henrique Vilela; se inscreva gratuitamente

Em um mundo onde os algoritmos executam tarefas com cada vez mais eficiência, o mercado de compra e venda de ações na Bolsa de Valores não poderia ficar fora. Os chamados ‘robôs traders’ estão em constante evolução e são acompanhados de perto pelos grandes investidores. Como muitos já sabem, a principal vantagem desses sistemas é a ‘frieza’ das máquinas em meio às oscilações do mercado.

Parâmetros que os robôs traders seguirão

“O trader pode estudar a vida inteira. Na frente do computador, ele acaba fugindo da estratégia e não ganhando o que poderia ou, às vezes, sai no prejuízo. A máquina não tem emoção. Ela vai executar a estratégia definida”, ressalta Vinicius Teixeira, sócio e assessor da GX Investimentos, Agente Autônomo credenciado da XP Investimentos, em entrevista ao Money Lab.

A GX possui a licença gratuita do Robô Vilela One . Um produto de qualidade reconhecida no Brasil e fruto da parceria exclusiva que a GX tem com a Vilela Tecnologia, empresa do Henrique Vilela, maior especialista em robôs de investimentos do Brasil. Com isso, o investidor não tem custo adicional para operar via GX.

Existem vários tipos de robôs, com suas respectivas estratégias já criadas ou disponíveis para serem programadas do zero. Todas podem ser testadas em backtesting, em que é possível acompanhar o robô operando como se fosse em tempo real. Esse tipo de teste dá mais credibilidade para o resultado da simulação da performance  e passa mais segurança ao investidor ao escolher a sua estratégia.

Ou então, pode-se ir direto para os resultados finais da performance. Os dados trazem informações precisas, como os rendimentos e percentuais de erros e acertos caso os papéis tivessem sido operados nos pregões escolhidos para o teste.

Além dos testes, contar com uma assessoria para começar a operar os robôs é fundamental para investidores iniciantes e até mesmo para os mais experientes que ainda não estão acostumados com essa tecnologia.

Parâmetros que os robôs traders seguirão

Testada e escolhida a estratégia, é o robô quem vai emitir as ordens de compra e venda das ações. Os parâmetros vão desde definições como pontos de entrada e saída, limite aceitável de perdas e metas de lucros. Outra vantagem é que os robôs podem operar ativos variados, como ações, opções e minicontratos, por exemplo.

Para os mais experientes, é possível criar um robô com a sua própria estratégia, ou então, programá-lo de acordo com táticas utilizadas pelos grandes gurus do mercado financeiro. A ferramenta também aponta possíveis correções para melhorar as estratégias ou até mesmo indicar a sua troca por outra.

Com isso, mesmo os investidores com conhecimento avançado não precisarão acompanhar de perto o pregão. “O investidor ganha liberdade para tocar a sua vida enquanto o robô trabalha para ele no mercado financeiro. Um médico, por exemplo, fará suas consultas e cirurgias, enquanto o robô trabalha”, afirma Vinicius.

Oportunidade de conversa com especialistas

As duas empresas promoverão um bate-papos com interessados em operar via robôs. Quem se cadastrar terá o acesso exclusivo e poderá interagir com os participantes e tirar as dúvidas em tempo real.

Fundos de investimentos que usam robôs

A funcionalidade de operar via máquinas previamente programadas não é utilizada apenas por investidores independentes. Alguns dos grandes fundos de investimentos, com estratégias quantitativas, também operam via robôs, como as gestoras Kadima, Murano, Visia e Giant Steps, por exemplo.

 

 

Importante: A publicação acima é um conteúdo patrocinado, sendo que a Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (“InfoMoney”) não tem qualquer responsabilidade pelo conteúdo e informações disponibilizadas, não dá nenhuma segurança ou garantia, seja de forma expressa ou implícita, sobre a integridade, confiabilidade ou exatidão dessas informações, não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações divulgadas e se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que venham a decorrer da utilização deste material ou seu conteúdo. O autor ou empresa responsável pelo conteúdo estão indicados na própria publicação.