Renda fixa

Em dia de PIB, títulos do Tesouro Direto operam sem direção definida nesta tarde

Apesar de crescimento brasileiro ter ficado acima do esperado no 4º trimestre, a contração de 4,1% em 2020 foi a maior em 24 anos

Real, Brazilian Currency - BRL. Dinheiro, Brasil, Currency, Reais, Money, Brazil. Real coin on a pile of money bills.
(Rmcarvalho/Getty Images)

SÃO PAULO – Após dispararem ontem, em meio à cena política doméstica, os títulos públicos negociados via Tesouro Direto operavam sem direção definida na tarde desta quarta-feira (3), em dia de divulgação do PIB.

Os papéis prefixados apresentavam alta em suas taxas, enquanto os indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) operavam próximos da estabilidade.

Nos títulos prefixados, o papel com vencimento em 2024 pagava uma taxa anual de 7,73%, ante 7,62% ao ano na tarde de terça-feira. Da mesma forma, o juro pago pelo Tesouro Prefixado 2026 subia de 8,21% para 8,34% ao ano.

Entre os títulos atrelados à inflação, o papel com vencimento em 2026 pagava uma taxa real de 3,41% ao ano nesta tarde, a mesma paga anteriormente, enquanto o prêmio pago pelo Tesouro IPCA+2035 era de 4,03%, igual ao pago ontem.

Confira os preços e as taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra no Tesouro Direto nesta quarta-feira (3):

Fonte: Tesouro Direto

PIB de 2020 e cena política

No Brasil, as atenções recaíram hoje sobre o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que cresceu 3,2% no quarto trimestre de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A projeção mediana dos economistas compilada pela Refinitiv apontava para expansão de 2,8%.

Apesar de o número do quarto trimestre ter ficado acima do esperado, a contração de 4,1% do PIB no acumulado de 2020 foi a maior em 24 anos.

No âmbito político, investidores acompanharam nesta quarta a votação da PEC emergencial no Senado. De acordo com informações do jornal O Estado de S. Paulo, números do Tesouro Nacional apontam que 14 estados teriam condições fiscais para decretar estado de emergência fiscal e acionar medidas de controle de gastos, os chamados gatilhos, como o congelamento dos salários dos servidores.

Essa possibilidade está prevista na proposta, que prevê uma nova rodada do auxílio emergencial para os mais vulneráveis e faz parte do grupo de contrapartidas que a equipe econômica quer manter no texto.

PUBLICIDADE

Ainda em destaque, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou durante entrevista ao programa “Pingo nos Is”, da rádio Jovem Pan, que o Programa Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda será renovado pelo governo. Ele permite a redução de salários e jornada para evitar demissões durante a pandemia. Segundo o jornal Valor Econômico, o governo estuda prorrogar o programa por cinco meses.

As atenções também recaíram sobre as falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que disse ontem que parte da depreciação recente do real não é justificada pelos fundamentos econômicos. Ele ressaltou que o país tem um volume grande de reservas internacionais que permite ao Banco Central seguir atuando no câmbio sempre que achar necessário.

Leia também:
Brasil no pior momento da pandemia: 7 fatos que mostram que o país está na fase mais aguda da Covid-19

Por fim, no noticiário de coronavírus, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou que o estado vive sua pior semana desde o início da pandemia.

Em um cenário de aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19, foi decretada Fase Vermelha em todo o estado de São Paulo a partir do próximo sábado (6), que deve durar 14 dias, até 19 de março.

Regiões na Fase Vermelha devem fechar todo o comércio e manter em funcionamento apenas serviços considerados essenciais, como abastecimento e logística, comunicação social, construção civil, educação, farmácias e hospitais, mercados e padarias, postos de combustíveis, transporte coletivo e segurança pública. Restaurantes podem operar no formato de delivery.

Quadro internacional

No ambiente externo, o presidente Joe Biden afirmou que os Estados Unidos terão suprimento grande o suficiente de vacinas para imunizar cada adulto do país até o final de maio. Caso a previsão se concretize, a marca será atingida dois meses antes do cronograma.

A vacinação é considerada um fator determinante para a retomada da economia em cada país. De acordo com dados oficiais coletados pelo site Our World in Data, até o dia 1º de março os Estados Unidos haviam vacinado 23,23% de sua população, enquanto o Brasil vacinou 3,98%.

PUBLICIDADE

Na Europa, o governo do Reino Unido deve focar na taxação e nos planos para gastos, que devem ser apresentados pelo chanceler Rishi Sunak mais tarde nesta quarta, em um momento em que a pandemia continua a afetar a economia britânica.

Na terça à noite, o governo anunciou que manterá, até setembro, um programa de licenças, que permite manter salários e empregos enquanto negócios estiverem fechados devido à pandemia.

Ranking Melhores Fundos InfoMoney-Ibmec
Descubra quais são e como investem os melhores fundos de investimento do país:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.