Em caso de falecimento, como é feita a transferência de títulos do Tesouro Direto?

Jailon Giacomelli, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Como proceder a transferência dos títulos do Tesouro Direto, no caso de falecimento, para os herdeiros?

Leitora:  Edilene

Continua depois da publicidade

Resposta de Jailon Giacomelli, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezada Edilene,

No caso de falecimento do proprietário do título público, sua conta de investimento junto à corretora é bloqueada imediatamente para que não sejam mais realizadas mais operações. Devido ao sigilo bancário, é necessário que o juiz emita uma pedido judicial para que o extrato da conta seja liberado e então os títulos adicionados ao espólio.

Continua depois da publicidade

Após concluído o processo de inventário, os títulos poderão ser vendidos e o seu valor partilhado entre os herdeiros ou então a custódia dos títulos pode ser transferida diretamente para o nome dos herdeiros. Em qualquer uma das opções haverá incidência de imposto de renda.

Jailon Giacomelli é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Publicidade

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta