IM Responde

Em caso de falecimento, como é feita a transferência de títulos do Tesouro Direto?

Jailon Giacomelli, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitora do InfoMoney

Pergunta

Como proceder a transferência dos títulos do Tesouro Direto, no caso de falecimento, para os herdeiros?

Leitora:  Edilene

Resposta de Jailon Giacomelli, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezada Edilene,

No caso de falecimento do proprietário do título público, sua conta de investimento junto à corretora é bloqueada imediatamente para que não sejam mais realizadas mais operações. Devido ao sigilo bancário, é necessário que o juiz emita uma pedido judicial para que o extrato da conta seja liberado e então os títulos adicionados ao espólio.

Após concluído o processo de inventário, os títulos poderão ser vendidos e o seu valor partilhado entre os herdeiros ou então a custódia dos títulos pode ser transferida diretamente para o nome dos herdeiros. Em qualquer uma das opções haverá incidência de imposto de renda.

Jailon Giacomelli é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta