Eletrobras, Itaú e Localiza são ações preferidas de fundos e institucionais; visão para EUA é negativa

Levantamento do Itaú BBA com 46 investidores institucionais mostra que mais da metade tem perspectiva positiva para mercado brasileiro

Katherine Rivas

Publicidade

Um levantamento feito pelo Itaú BBA com 46 investidores institucionais brasileiros mostra que 52,2% têm uma visão positiva sobre o mercado de ações brasileiro para os próximos três meses, enquanto apenas 6,5% apresentam uma visão negativa e 41,3% estão neutros.

Já em relação ao mercado acionário dos Estados Unidos, 70,5% dos investidores estão pessimistas ou com uma visão negativa. O número de otimistas se reduziu apenas a 4,5% dos entrevistados.

A pesquisa ocorreu de 24 de agosto a 1 de setembro. Entre os 46 entrevistados, 56,5% são gestores de fundos e 43,5% são analistas setoriais.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Entre os setores preferidos dos investidores consultados no mercado estão utilities (empresas de serviços públicos, como energia elétrica e saneamento), com 67,4% dos votos; bens de consumo e varejo (58,7%); grandes bancos  (56,5%); saúde (41,3%); e transporte e logística (37%).

A ação preferida dos agentes de mercado é a Eletrobras (ELET3;ELET6), apontada por 34,8% dos investidores. Ainda entre as três top picks estão o Itaú (ITUB3; ITUB4), com 19,6%, e a Localiza (RENT3), com 17,4% dos votos.

A lista de principais escolhas também inclui Petrobras (13%), Sabesp (8,7%), BTG (8,7), Rumo (8,7%) e Eneva (8,7%).

Continua depois da publicidade

Já os setores apontados com desempenho abaixo do esperado foram mineração e siderurgia (73,9%), construtoras (65,2%), educação (56,5%), papel e celulose (52,2%) e telecomunicações (50%).

Leia também:

Eletrobras (ELET3;ELET6): agora privatizada, quais as perspectivas para a companhia 10 anos após a MP 579?

Petrobras se torna maior pagadora de dividendos do mundo; veja ranking

Vale (VALE3) ou Gerdau (GGBR4): quem reserva mais dividendos no setor de commodities metálicas?

Visão sobre o Brasil

Em relação aos principais fatores observados nas empresas que contribuem com o otimismo para o mercado brasileiro, os investidores citaram forte geração de fluxo de caixa (50%), expectativas de revisões dos lucros (43,5%) e valuation (avaliação) atrativo se considerada a média histórica (43,5%).

Já os fatores menos relevantes na avaliação foram: portfólio defensivo (15,2%), dividend yield elevado (13%) e forte crescimento (6,5%).

Entre os fatores que devem afetar o mercado brasileiro nos próximos três meses os investidores destacaram inflação global (50%), curva de juros global (45,7%) e eleições (45,7%).

A lista inclui em menor proporção curva de juros brasileira (43,5%), preço das commodities (23,9%), inflação local (21,7%) e perspectivas fiscais e políticas de crédito (17,4%).

E os Estados Unidos?

Já para os Estados Unidos e outros mercados internacionais, a perspectiva é negativa, o que se reflete também na alocação dos agentes de mercado consultados.

Entre os entrevistados, 65,8% apontaram que têm entre zero e 5% do patrimônio gerido investido em empresas estrangeiras. Já 15,8% têm entre 5% e 10% alocado no exterior. Apenas 7,9% dos entrevistados têm uma posição que supera os 25%.

Boa parte dos entrevistados (45,2%) apontou ter uma posição em caixa de até 5%, enquanto 21,4% dos investidores manifestaram ter entre 5% e 10%. Apenas 14,3%, tem mais de 25% dos recursos geridos alocados em caixa.

Leia também:

Dividendos: Auren entra, mas Alupar e AES Brasil saem da carteira do IDIV; Petrobras passa a integrar índice

Commodities com melhores perspectivas

Consultados sobre as commodities que devem ter bom desempenho nos próximos três meses, a principal escolha foi petróleo e derivados, apontado por 65,9% dos entrevistados. Destaque também para as chamadas soft commodities (produtos agrícolas ou pecuários) com 22,7% da preferência.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

Katherine Rivas

Repórter de investimentos no InfoMoney, acompanha ETFs, BDRs, dividendos e previdência privada.