Conteúdo editorial apoiado por

Dividendos de IA: 3 ações de tecnologia para estratégia de proventos

Empresas asiáticas de inteligência artificial entraram na mira da Jupiter Asset pelo bom pagamento de dividendos e possibilidade de crescimento futuro

Bloomberg

Publicidade

Para os investidores preocupados com as ações de inteligência artificial que estão superaquecidas, uma importante gestora levantou um motivo surpreendente para continuar posicionada nos ativos: os dividendos distribuídos pelas empresas do setor. 

Aprenda o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas.

“As empresas de tecnologia da Ásia que temos no portfólio têm balanço de caixa líquido, todas pagam dividendos atualmente, e esperamos que aumentem seus dividendos à medida que seus lucros crescem nos próximos anos”, disse Sam Konrad, gestor do fundo Jupiter Asian Income, que aloca em empresas da Ásia. Em contraste, os pares dos Estados Unidos “não têm o mesmo foco no pagamento de dividendos“, disse Konrad. 

Continua depois da publicidade

Fundos de renda passiva costumam investir em ações de menor risco, com pagamentos estáveis, como bancos ou serviços públicos, mas o gestor da Jupiter defende que sua estratégia impulsionou as participações em tecnologia do fundo para um recorde de 32%, sendo atualmente sua principal alocação.  

As maiores fabricantes de chips da Ásia, Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) e Samsung Electronics, estão entre seus maiores investimentos. Elas vêm logo atrás da MediaTek, que tem dividend yield estimado de 5,2% para o ano fiscal de 2024, enquanto o da Nvidia é de 0,02%. 

As ações de tecnologia asiáticas também subiram em meio ao impulso do fenômeno da inteligência artificial, mas menos que os fortes ganhos de pares americanos como a Nvidia. Com isso, os ativos da região ficaram relativamente mais baratos, enquanto alguns investidores parecem querer pisar no freio de um trade que já levou muitas ações a máximas históricas. 

Continua depois da publicidade

“Quando olhamos para as avaliações das ações de tecnologia asiáticas que possuímos e as comparamos com as ações de tecnologia dos EUA ou mesmo com o histórico, elas estão realmente atraentes”, disse Konrad. A estratégia de US$ 2 bilhões da Jupiter Asian Income superou 97% de seus pares nos últimos cinco anos. 

A TSMC está sendo negociada a cerca de 19 vezes o lucro estimado para o próximo ano, em linha com sua média de cinco anos, enquanto o Índice de Semicondutores da Filadélfia está em 27 vezes.

A Ásia também oferece maior crescimento nos pagamentos. Estima-se que os dividendos para as ações do Bloomberg Asia Pacific Semiconductors Index aumentem quase 30% nos próximos 12 meses, em comparação com 20% para o medidor de chips da Filadélfia, conforme dados compilados pela Bloomberg

Continua depois da publicidade

No entanto, o Índice de Semicondutores da Filadélfia subiu 94% desde o final de 2022, superando o ganho de 60% do índice de chips asiático. 

Konrad disse que prefere “líderes globais” que tenham conseguido superar os pares dos EUA em termos de tecnologia e capacidades. Embora os EUA sejam conhecidos por suas empresas de design de alto nível e software voltado para o consumidor, a Ásia ainda tem muitos dos principais – embora menos conhecidos – fornecedores do setor. 

“Não sabemos qual dos gigantes da tecnologia dos EUA vai desenvolver o aplicativo ou os produtos e serviços matadores”, disse ele. “Não importa, porque quem quer que seja, eles vão precisar dos semicondutores fabricados pelas empresas que nós possuímos. Eles precisarão ter seus servidores de dados de IA, fabricados pelas empresas da Ásia que temos no portfólio.”

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.