Denúncias de manipulação, insider trading e outras irregularidades crescem 53% em 2023

Segundo a BSM, aumento pode ser atribuído ao aperfeiçoamento do canal de comunicação disponibilizado para investidores e agentes de mercado

Equipe InfoMoney

Publicidade

Investidores, profissionais e participantes de mercado fizeram 53% mais denúncias de irregularidades no mercado de capitais em 2023 ante o ano anterior, com 188 relatos, divulgou nesta sexta-feira (1) a autorreguladora BSM, ligada à B3. A metade foi ligada a acusações manipulação de mercado (26%) e insider trading (24%). Na sequência, aparece a suposta atuação irregular de profissional de mercado (12%).

Segundo André Demarco, diretor de autorregulação da BSM, o crescimento no volume sofreu influência da reformulação do canal de envio de informações e da aceleração do processo de apuração. “Com isso, os investidores e participantes passaram a utilizar o canal com mais frequência, o que é muito importante para as nossas atividades de supervisão e fiscalização do mercado”, explica.

O canal de denúncias da BSM aceita denúncias, anônimas ou não, de irregularidades como prática de manipulação de mercado, uso de informação privilegiada (insider trading), gestão irregular de carteira de investimentos, negociações excessivas com o objetivo de auferir taxas de corretagem (churning), operações atípicas e movimentações financeiras que podem indicar lavagem de dinheiro, entre outras irregularidades.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para ressarcimento de prejuízos por conta da atuação de um agente de mercado, o investidor deve realizar uma solicitação ao Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP), o “FGC da Bolsa”, que passou a cobrir perdas de até R$ 200 mil a partir deste ano.

Como fazer uma denúncia à BSM