CVM pede informações de influenciadores digitais da FinTwit

Ao menos dez perfis foram acionados por e-mail pelo Twitter para que realizem o envio de informações, segundo informações da Reuters

Bruna Furlani

Twitter

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Quem rodou as redes sociais na tarde desta quarta-feira (31) encontrou uma série de postagens de influenciadores conhecidos na chamada FinTwit – comunidade de investidores, gestores de fundos, analistas e influenciadores anônimos que comentam sobre economia no Twitter – acerca de um pedido de informações feito pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) à rede social sobre alguns perfis.

De acordo com o documento, que data de 8 de agosto deste ano, os usuários em questão deveriam mandar dados pessoais para a CVM até o dia 23 de agosto, terça-feira da semana passada. Segundo a agência Reuters, ao menos dez perfis foram acionados por e-mail pelo Twitter para que realizassem o envio de informações.

Pelas redes sociais, os influenciadores reclamavam que não foram informados sobre o teor do processo em questão. Alguns dos usuários possuem mais de 16 mil seguidores, caso de Denise Hommel, que responde por @Denise_Alemanha no Twitter.

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Em documento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) de março deste ano, Denise apareceu em segundo lugar na lista de perfis médios (em termos de seguidores) de influenciadores digitais do Twitter com maior crescimento no período, de cerca de 227%. Em primeiro lugar, estava Uallace Moreira, com alta de 912% no número de seguidores.

Procurada pelo InfoMoney, Denise respondeu que ficou apreensiva com o e-mail e alegou que não costuma comentar sobre o mercado brasileiro na rede social. Ela afirmou trabalhar com ativos considerados exóticos no mercado alemão e, por isso, monitora o mercado europeu com maior atenção, além de crises, como a do setor imobiliário chinês.

“Sou responsável por monitorar macro crises e por isso, compartilho as informações aos investidores brasileiros na FinTwit”, disse.

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Outros famosos da finTwit também foram chamados para fornecer dados à CVM, como Josué Nunes e Ricardo Schweitzer.

O InfoMoney entrou em contato com o Twitter para verificar as razões do envio do e-mail. A assessoria da rede social informou que não comenta casos em andamento e destacou que, em linha com o padrão de transparência, a rede social envia notificações para avisar aos usuários quando recebe requisições relacionadas ao fornecimento de informações de sua conta. “Isso não quer dizer que o Twitter tenha os dados solicitados nem que os dados já foram fornecidos, mas sim que foram requisitados”, ressaltou.

A CVM, por sua vez, confirmou à reportagem o envio do ofício e disse que ele faz parte do processo CVM nº 19957.007127/2022-01.

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“Trata-se de trabalho de supervisão temática, no âmbito do Plano de Supervisão Baseada em Risco (SBR), da Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI), envolvendo atuação de influenciadores digitais nos mercados regulamentados pela Autarquia, aprovada recentemente pelo Colegiado da CVM”, disse a autarquia.

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