AO VIVO COO do Mercado Livre fala sobre o impacto do coronavírus no no e-commerce; assista pelo seu celular no perfil do InfoMoney no Instagram

COO do Mercado Livre fala sobre o impacto do coronavírus no no e-commerce; assista pelo seu celular no perfil do InfoMoney no Instagram

Pode ser uma boa

“Crise abriu oportunidades no mercado imobiliário”, diz assessor de investimentos

Momento pode ser positivo para esse tipo de investimento se o investidor fizer boas escolhas

SÃO PAULO – Tradicionalmente, o investimento em imóveis é um dos preferidos do investidor brasileiro, que costuma ver nesse tipo de aplicação segurança e estabilidade, mesmo em momentos de crise, como o atual. Porém, a evolução dos preços do mercado imobiliário nas capitais brasileiras não prova essa crença no momento atual. O valor dos imóveis não acompanha a inflação e, em alguns casos, há registro de queda nominal nos preços. Isso significa que é o momento de fazer esse tipo de aplicação?

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

Antonio Brown, sócio da XCare Investimentos, comenta que, para investir em um imóvel, é preciso passar por três etapas primeiramente: cumprir a premissa do bom investidor, de comprar na baixa e vender na alta, estar por dentro dos preços praticados pelo mercado na cidade do investimento e ter auxílio de um bom corretor de imóveis especialista em investimentos.

PUBLICIDADE

“Caso a oportunidade que lhe seja apresentada for compatível ao capital que ele está disposto a investir, não vejo o porquê abrir mão da oportunidade. Não recomendo o investir por investir, pois o imóvel não tem liquidez imediata. Por isso as premissas acima e o planejamento prévio têm que ser obedecidos”, comenta o assessor de investimentos.

Brown ainda afirma que, após a compra, o investidor pode optar tanto pela locação quanto pela revenda de imóvel. “Lembro que as construtoras estão com excesso de imóveis em estoque e querem a negociação. Logo, a assessoria de corretor especializado fará a diferença para obter a melhor negociação”, conclui.

Rafael Pavan, sócio da RP Capital Investimentos, por sua vez, comenta que, “sem dúvida, a crise abriu oportunidades no mercado imobiliário”, mas ainda é um momento de cautela. “Uma definição política pode virar muito fortemente os rumos da economia. Particularmente acho que ainda é cedo para uma aposta, gostaria de ver o ambiente político mais definido, ainda que tenha que pagar um pouco mais caro por isso”, atesta.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

PUBLICIDADE

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação