Motley Fool

Correção de preço de ações: vale a pena esperar a queda para investir?

Para colunista, o mais importante é que o investidor se mantenha atento para decisões no mercado que nem sempre são óbvias

SÃO PAULO – Após grandes ralis, os preços das ações tendem a cair por um curto período, na conhecida ‘correção do mercado’. Este costuma ser o momento em que muitos investidores gostam de entrar em empresas, uma vez que os preços estão mais baixos e pode haver outro rali na sequência.

No entanto, nem sempre essa correção acontece rapidamente e o rali continua se estendendo. Nesse momento, vale a pena deixar de comprar as ações e esperar mais um pouco ou é melhor investir e correr o risco de comprar as ações da empresa em seu preço mais alto? É o que questiona o colunista do site Motley Fool Dan Caplinger.

O colunista afirma que quando há um movimento extremo do mercado, em qualquer direção, as emoções passam a ocupar um importante papel nas decisões de investimento. Ralis intensos e ininterruptos deixam as pessoas que ficaram de fora preocupadas por terem perdido ganhos potenciais imensos. Isso os faz investir em ações com altos preços e não muito atrativos. Nessa visão, esperar por uma correção parece ser o movimento mais inteligente.

Ainda assim, esperar cria mais dois desafios: primeiro, o investidor deve ter paciência para se ater à sua decisão – e isso pode ser difícil quando as altas continuam vindo. Em segundo lugar, quando a correção chegar, a pessoa deve ter convicção para seguir com a sua ideia de comprar. Segundo Caplinger, isso também é difícil, pois a maioria das correções acontecem junto com notícias excepcionalmente ruins e que fazem investidores inseguros reverem seus planos inteiros de investimento.

Para o colunista, no entanto, o que faz mais sentido é nunca deixar totalmente de investir, mesmo quando os mercados continuam em alta, mas também manter os olhos abertos para melhores escolhas caso uma correção de mercado ocorra. Dessa maneira, o investidor se beneficia em qualquer direção que o mercado ande.

Quando considerar investir em ações muito valorizadas, é necessário olhar áreas do mercado que muitos investidores negligenciaram, destaca o colunista. Nos EUA, as ações do setor de consumo tiveram muita atenção, recentemente, por conta de seus dividendos. No entanto, existem também ações atrativas no setor de commodities que passaram um mau momento lá e que podem ser opções para quem investe no longo prazo e consegue lidar com incertezas no futuro próximo.

O colunista finaliza afirmando que as correções acontecem e é necessário estar preparado para elas, mas também é preciso estar pronto para o caso de elas não acontecerem em um quadro previsível. A melhor solução inclui escolher as melhores oportunidades do momento enquanto espera entrar em ações mais baratas quando elas surgirem.