Tendências

Consultor que estruturou o primeiro fundo imobiliário do Brasil aborda o potencial do setor

Ricardo Reis entrevista o consultor de investimentos Sérgio Belleza Filho e discute a trajetória do segmento imobiliário no Brasil

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (21), Ricardo Reis, professor do InfoMoney, conversou com Sérgio Belleza Filho, consultor de investimentos responsável pelo site Fundo Imobiliário, sobre a trajetória do mercado de investimentos em imóveis no Brasil. Assista à entrevista acima.

Belleza atua no mercado de capitais desde 1972, mas começou a operar investimentos imobiliários apenas no fim da década de 1980, após passar uma temporada como corretor de imoveis. Encantado pelo segmento, o consultor estudou o funcionamento dos fundos imobiliários de Portugal e dos EUA para entender o assunto e pensar em uma forma de aplicar a ideia no Brasil.

PUBLICIDADE

Os anos de experiência, somados à vontade de consolidar o setor de imóveis no Brasil, fez com que Belleza ajudasse a estruturar o primeiro fundo imobiliário brasileiro, o Memorial Office. Hoje em maior evidência, o especialista destaca que os FIIs têm um funcionamento parecido com o de outros tipos de fundos do mercado. “A maior diferença é que os fundos imobiliários são fechados. Ou seja, para que uma pessoa saia do fundo, ela precisa vender suas cotas, não há como pedir um resgate”, explica.

Para o especialista, ainda que o mercado tenha se desenvolvido bem nos últimos anos, ainda há caminhos para inovar. “Precisamos de pessoas que saibam o potencial desse mercado. Temos que entender o que dá para fazer de integração com os mercados da agropecuária, por exemplo, para envolver esse setor no mercado imobiliário”, comenta.

Invista com quem conhece do assunto. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis